Minas Gerais

Mobilização

“Mais Mulheres na Política”: evento debate a presença feminina nos espaços de poder

Encontro vai até sábado (22), e conta com atividades formativas e culturais

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG | |
Evento vai até sábado dia 22 - Foto: Keiny Andrade

A presença  e a participação de mulheres na política são temas que marcam um encontro em Belo Horizonte, neste final de semana. A caravana  “Mais Mulheres na Política”, que ocorre até sábado (22), reúne lideranças e pesquisadoras de mais de 25 cidades mineiras para falar sobre os desafios das mulheres no atual cenário e o que esperar para as eleições de outubro. 

Sediado na Casa do Jornalista, na Avenida Álvares Cabral, 400, no centro da capital mineira, o evento é promovido pela Secretaria Nacional de Mulheres do PCdoB e conta com diversas atividades formativas e culturais, como roda de samba, sarau, campanha de arrecadação de absorventes contra a pobreza menstrual e ações em solidariedade ao Rio Grande do Sul. Além disso, a deputada estadual do PCdoB Bahia, Olívia Santana, faz o lançamento do livro “Mulher Preta na Política”.

Daniele Costa, secretária nacional das Mulheres do PCdoB, reafirma a importância desse debate com a crescente tentativa de imposição das pautas de costumes impostas pela extrema direita.

 “A Caravana chegará em Minas Gerais com um grande desafio: incentivar a participação política das mulheres na luta contra as ofensivas da extrema direita, que ataca os direitos humanos conquistados. Podemos observar isso no caso do PL 1904, conhecido como o PL do Estuprador, que penaliza as mulheres vítimas de violência sexual ao invés de quem comete o crime”, destaca.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Jô Moraes, ex-deputada Federal PCdoB MG, por exemplo, vivencia na pele a luta pelos direitos políticos das mulheres em Minas Gerais desde antes da aprovação da regra que obriga partidos políticos a terem pelo menos 30% de mulheres candidatas nas eleições proporcionais. Ela ressalta a necessidade de organização política e social: 

“No momento em que o país vive, mais do que nunca, é necessário que as mulheres participem dos processos tanto da organização da sociedade como dos espaços da política. A Caravana é uma oportunidade ímpar, que leva para as ruas, para as redes, para os espaços de debate, aquilo que é fundamental, o cotidiano, os problemas e as respostas das mulheres”, realça. 

Programação

A caravana começou na quinta-feira (20) e, nesta sexta-feira (21), acontece o lançamento do livro “Mulher Preta na Política”, a partir das 19h, na casa do jornalista. No sábado, estão previstas oficinas, mesas de debate e atividades, além da arrecadação de absorventes e uma homenagem ao Rio Grande do Sul. O evento termina em samba, previsto para começar às 18 horas. 

A programação completa está disponível no site mulher.pcdob.org.br   
 

Edição: Lucas Wilker