O carnaval renasceu na cidade de Belo Horizonte com vontade de transformar o mundo e lutar por uma vida digna para o povo brasileiro. Mesmo com o crescimento da festa, o objetivo não mudou. Preparamos um roteiro especial com os blocos que capricham nas mensagens e fortalecem a resistência. Confira:
"Não desanimem nunca. Porque eles estão tirando de nós o direito de sonhar e de ter esperança", disse o ex-presidente Lula um dia. E é pelo sonho, pela esperança, pela democracia e pelo direito de Lula ser candidato que este bloco sai às ruas na segunda (12). A concentração é às 10h, na Praça Duque de Caxias (Santa Tereza).
A resistência nordestina chega chegando! Você vai poder dançar do maracatu ao forró e de quebra protestar contra a reforma da Previdência. O bloco fará um ato e distribuirá adesivos contra a medida na terça (13). A concentração começa às 17h na avenida Nossa Senhora de Fátima (esquina com rua Peçanha).
Formado apenas por mulheres, o bloco faz campanha contra o assédio, homofobia, machismo, racismo e também toca ritmos populares e tradicionais, característicos do povo brasileiro. Ele sai na terça (13), a partir das 16h, com concentração na Praça Afonso Arinos (Centro).
Um bloco afro de força e axé, que busca valorizar e incentivar as discussões sobre os negros no Brasil. Este ano, o Angola homenageia os ritmos mineiros e tem o tema “Ngomas: dos Reinos de África aos Tambores de Minas”. Seu cortejo acontece no domingo (11), às 14h, na junção da rua São Paulo com avenida Amazonas.
Bloco que levanta a bandeira da inclusão e de que o carnaval deve ser exatamente o que ele é: uma festa popular. "Todo mundo tem direito à alegria" é a frase do idealizador do bloco, Marcelo Xavier, cadeirante há 20 anos. O desfile é no domingo (11), às 9h, com concentração na rua Piauí, 647 - Santa Efigênia.
É o carnaval mais verde da região Oeste de BH! Surgiu para fortalecer a luta em defesa da única área verde do bairro Jardim América. Ele sai na segunda (12), às 13h, na Praça APA (Jardim América).
Por todas as formas de amor, liberdade e respeito - esta é a bandeira do bloco da cantora Aline Calixto, que sai no sábado (10), às 12h, na rua Professor Moraes (entre as avenidas Afonso Pena e Getúlio Vargas - Savassi).
Este é o bloco de quem espera há mais de 30 anos o metrô do Barreiro. Pela batalha por um transporte público e de qualidade, ele sai na terça (13), às 12h, na avenida Sinfrônio Brochado, 1002. A marchinha do grupo foi a grande vendedora do Concurso Mestre Jonas 2018.
Se liga no Serviço de Achados e Perdidos
A prefeitura de BH vai disponibilizar dois Centros de Atendimento ao Turista (CATs) para receber objetos e documentos perdidos durante o carnaval. O serviço vai funcionar no CAT Álvaro Hardy (avenida Otacílio Negrão de Lima, 855 - Pampulha), das 8h às 17h, e no CAT Rodoviária (no Terminal Rodoviário), aberto 24h.
Edição: Joana Tavares