Um grande encontro para discutir estratégias e programas políticos relacionados ao meio urbano. Esse é o objetivo do Cidades Pela Democracia – Encontro Surpreendente, que acontece durante toda a sexta-feira (1), em Belo Horizonte, na Faculdade de Direito da UFMG. O evento teve a participação de dez partidos (Rede, PDT, PSB, UP, PCB, Brigadas Populares, PT, PCdoB, Consulta Popular e Psol), parlamentares, movimentos populares e militantes de esquerda.
As conversas foram no sentido de planejar uma “união possível entre o campo democrático” e caminhar, assim, para a construção de um programa popular para o Brasil, Minas Gerais, Belo Horizonte e Região Metropolitana. No centro dos debates estavam os direitos sociais relacionais à cidade: a superação da desigualdade, a cidadania ativa, a diversidade, os territórios metropolitanos, o meio ambiente, o trabalho e o bem viver.
Apesar da maior participação ter sido de Minas Gerais, o encontro teve a presença de nomes do Rio de Janeiro, Roraima, Bahia e São Paulo. Contou também com o vice-presidente nacional do PT, Luiz Dulci, o presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, e o presidente nacional da UP, Leonardo Péricles. O objetivo com isso, segundo os organizadores, é que o Cidades Pela Democracia seja replicado em outras cidades e estados. A expectativa é que o evento realizado em BH se desmembre em 26 seminários.
Edição: Joana Tavares