O cineasta Carlos Pronzato traz a história dos trabalhadores. Com esse objetivo, será lançado virtualmente nessa quinta-feira (30) o documentário “1917, A Greve Geral”. O cineasta Carlos Pronzato conta a história de uma das mais prolongadas greves já realizadas no Brasil, em julho de 1917 em São Paulo, e que sofreu brutal repressão do governo.
O filme é fruto de pesquisa nos jornais da época, além de entrevistas com pesquisadores. A greve de 1917 é considerada a primeira greve geral da história do Brasil e durou cerca de um mês. Foram diversas as vitórias, dentre elas o aumento salarial e o reconhecimento da organização da classe trabalhadora como instância legítima.
O documentário, lançado em 2017, recebeu o Prêmio Destaque Liberdade de Imprensa do jornal Tribuna de Imprensa Sindical.
Para assistir
A exibição acontece na quinta, 30 de julho, às 19h, no canal o Youtube de Carlos Pronzato. Quem quiser adquirir o DVD de "1917, a Greve Geral" pode entrar em contato pelo e-mail [email protected], o preço é de R$ 30,00 + frete.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
Edição: Rafaella Dotta