Centenas de pesquisadores do estado de Minas Gerais assinaram carta elaborada pela Iniciativa Inteligência Coletiva Minas Gerais destinada ao governador do estado, Romeu Zema (NOVO). O documento defende o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), do SUS e da ciência em Minas.
Para marcar a entrega da carta uma carreata sairá da UFMG às 11h da sexta-feira (28) e irá até a Cidade Administrativa. Também ocorrerá simultaneamente, para quem não for participar da carreata, uma manifestação por meio do aplicativo MANIF.APP.
A iniciativa Inteligência Coletiva Minas Gerais é constituída por pesquisadores de todo o estado e dá início a uma séria de manifestações em defesa da FAPEMIG e das Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais (ICTIs).
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
A principal reivindicação do movimento é que o governo do estado honre e cumpra o que prevê a Constituição Federal: pagamento de 1% da receita do estado para a FAPEMIG. E reitera que é papel dos deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais atuar para que o governo estadual cumpra a determinação constitucional.
“Esse movimento é parte de uma ação maior desse coletivo que se desdobrará em uma campanha de esclarecimento da população sobre a importância da FAPEMIG aqui no estado, a defesa enfática de que sem ciência, sem tecnologia, sem fortalecimento das nossas instituições não há futuro possível para o estado. Não há a possibilidade em pensarmos em um desenvolvimento econômico justo, em uma sociedade menos desigual e mais democrática, sem ciência”, comenta Luciano Mendes, Professor da UFMG e Secretário Regional da SBPC Minas Gerais.
O quê:
Entrega de carta ao governador reivindicando apoio à Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), com concentração às 9h, na avenida Abraão Caram, em frente à UFMG. A manifestação virtual acontece através da plataforma Manif.app, em Carreata dirigida à Cidade Administrativa.
Edição: Elis Almeida