Sete anos se passaram e quem diria que, em 2020, o Brasil de Fato MG não faria uma grande festa de aniversário. Apesar das notícias ruins que acompanham desde março com a pandemia que assola o Brasil, a existência do jornal deve ser celebrada.
Afinal, são 321 edições impressas e 214 programas de rádio com informações de qualidade e com compromisso com a visão do povo mineiro. Sem contar, as diversas batalhas travadas nas redes contra as informações falsas – chamadas fake news – , em defesa da liberdade de expressão e da democracia.
Lançado em agosto de 2013, o tabloide impresso se consolidou em Minas Gerais como um dos jornais que tratam de assuntos de interesse da população a partir de uma linguagem descomplicada. Desde o início, suas 16 páginas abordam questões ligadas às dificuldades da vida nas cidades grandes e a temas cotidianos, como saúde, bem-estar, cultura e esporte. Tudo com uma visão popular do Brasil, do mundo e de Minas Gerais.
Todas as sextas, 40 mil exemplares são distribuídos gratuitamente em mais de 200 pontos da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Além disso, mais de 40 cidades de todas as regiões do estado recebem exemplares do jornal. Infelizmente, a produção e distribuição da edição impressa estão suspensas desde o início da pandemia. Tão logo seja seguro, o Brasil de Fato MG voltará firme e forte às ruas.
Nessa caminhada, a produção de conteúdo em áudio foi aumentando e ganhando força. Atualmente, o Programa Brasil de Fato é veiculado todas as quartas, às 17:30, e sextas, às 11h30 na Rádio Favela 106,7 FM, com reprise aos sábados, às 11:30, e aos domingos, às 7h. Além do programa, são também disponibilizadas matérias em áudio na página e nas plataformas de podcast. No WhatsApp, o áudio boletim Pandemia em foco é divulgado todas as tardes, de segunda a sexta.
Pelo Brasil
A edição nacional do Brasil de Fato foi lançada em 2003, em Porto Alegre (MG), com a participação de 5 mil pessoas de diversas organizações populares. Na época, a tiragem da edição 0 foi de 100 mil exemplares. Com a avaliação da necessidade de construir um veículo próprio de comunicação, o semanário nasceu com a proposta de analisar criticamente a realidade brasileira. O jornal era vendido em bancas e por assinaturas e se tornou um marco na luta pela democratização da comunicação no país.
Em 2013, a edição nacional impressa chegou a fim, mudança motivada principalmente por uma dinâmica mundial de trabloidização, que exige uma adequação de formato e linguagem, com textos objetivos e simplificados, sem perder a qualidade jornalística. Desde então, além do tabloide de Minas Gerais, o Brasil de Fato publica jornais impressos na Bahia, Ceará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Hoje o Brasil de Fato está presente em 14 estados com jornal impresso ou correspondentes nacionais.
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Edição: Elis Almeida