Há dois meses a Delegacia de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência de Ribeirão das Neves (DEAM/Ribeirão das Neves) está sem uma delegada titular. Marcela Menezes, Presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Ribeirão das Neves (CMDM/RN), chama a atenção para a gravidade da situação.
“Os índices de violência contra a mulher na cidade são altos há muito tempo. A DEAM, além de tudo, já apresenta efetivo insuficiente para a demanda da cidade; nesse momento, sem delegada, a situação está muito pior”, afirma.
Denúncia
Na tentativa de reverter esse cenário, o Conselho encaminhou uma solicitação para o Secretário de Segurança do Estado e para a Superintendência da Polícia Civil e para a Delegacia Regional da PCMG.
O Conselho e a Rede Municipal de Enfretamento à Violência contra a mulher publicaram uma carta de denúncia e de solicitação, expondo a situação e exigindo uma nova Delegada Titular para a Delegacia da Mulher da cidade. O Conselho pede uma participação popular para pressionar os órgãos institucionais a regularizar a situação.
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher RN/MG publicou uma nota no seu perfil do Facebook explicando o panorama, o motivo da denúncia e fazendo uma chamada para a população
Leia a carta na íntegra
Edição: Elis Almeida