Na última semana, a vereadora Dandara (PT) apresentou à sociedade de Uberlândia um anteprojeto propondo uma reforma administrativa para a Câmara de Vereadores da cidade. Dentre as medidas, cabe destacar a criação de uma corregedoria, de um novo portal da transparência e a tentativa de informatizar os serviços da Câmara, buscando, por exemplo, diminuir a utilização de papel.
A vereadora declara que a reforma política é uma proposta de mudança para enfrentar a crise de representatividade que a Câmara de Uberlândia vem enfrentando. Na gestão anterior, 21 dos 27 vereadores foram afastados por utilização irregular das verbas indenizatórias.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
“Temos uma janela de oportunidade aberta. Depois da crise, a população renovou em quase dois terços os seus representantes. Agora, cabe a nós promovermos as mudanças que a Câmara Municipal precisa”, defendeu a vereadora.
Detalhes
O projeto pretende realizar uma ampla reforma política no funcionamento da Câmara de Vereadores de Uberlândia, baseada em quatro pilares: transparência, participação, tecnologia e inovação. A reforma se desdobra em programas que buscam aumentar a participação política da população.
Para isso, o mandato de Dandara propõe “atualizar os regulamentos internos e aprovar novas leis simples e inteligentes”. O site da vereadora traz um pdf com maiores explicações.
Nas próximas semanas o projeto deverá entrar na pauta da Câmara Municipal, podendo ser alterado de acordo com as contribuições dos demais vereadores da cidade.
Edição: Rafaella Dotta