O Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT/MG), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Defensoria Pública da União (DPU) expediram, na quinta-feira, 8, recomendação conjunta à Federação Mineira de Futebol (FMF) e à Secretaria de Saúde do Governo de Minas Gerais, para que sejam suspensas as partidas de qualquer campeonato de futebol, "seja nacional, regional, estadual ou local; feminino ou masculino; profissional ou das categorias de base e intermediárias".
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
Motivos
Os motivos da recomendação são os níveis alarmantes de disseminação e de contágio do novo coronavírus e consequente colapso do sistema de saúde. Foi redigido um documento que recomenda que os jogos de competições nacionais, regionais ou estaduais só devem ser retomados quando a situação epidemiológica estiver amenizada e controlada.
Consequências
Caso descumpridas as recomendações, poderão ser adotadas providências administrativas e judiciais contra os responsáveis que se mantiverem inertes em relação à situação apresentada na recomendação.
O documento pode ser acessado aqui.
Edição: Elis Almeida