Desde 29 de março, o Coletivo La Noche é Cênica, de Ribeirão das Neves (MG), vem publicando em suas redes sociais os bastidores do processo de criação de artistas locais. O projeto é uma série de vídeos com quatro artistas: Priscila Bispo (dança), Bruno Sharp (artes visuais), Chicão (literatura) e Geraldo Gonçalves (teatro), que falam sobre sua trajetória e sua relação com a arte.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
O primeiro da série “Bastidores em Cena”, foi gravado com o artista marginal, produtor cultural e arte educador Bruno Sharp. Morador de Justinópolis, Ribeirão das Neves, Bruno cresceu nas quebradas e vielas do Bairro Fortaleza. Ele é fundador e coordenador do Centro Cultural Diquebrada, importante ponto de referência cultural e social da sua região.
“Nos ‘Bastidores da Cena’ vemos o Bruno por trás do Sharp. E vemos o Sharp tecendo o Bruno. 2 em 1. Unicidade de vida, de luta, de sonhos”, diz a descrição do vídeo, que pode ser assistido aqui:
O segundo vídeo, que também já foi lançado, é com a bailarina de danças orientais, professora, coreógrafa e estudante Priscilla Bispo. Também moradora de Justinópolis. Em "Bastidores da Cena", a artista revela o que está por trás do seu processo de criação e compartilha com a sua trajetória enquanto mulher artista e periférica.
O projeto, que foi idealizado pelo Coletivo Cultural La Noche é Cênica em parceria com a produtora cultural Lívia Bento, foi viabilizado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc e incentivo da prefeitura municipal de Ribeirão das Neves.
Todos os vídeos podem ser visualizados nas redes sociais do Coletivo Cultural La Noche é Cênica.
Edição: Rafaella Dotta