O Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras foi marcado por diversas ações na cidade do Triângulo Mineiro. Movimentos sociais, sindicatos e partidos organizaram a 3ª Carreata e Bicicletada Fora Bolsonaro de Uberlândia, assim como ações de arrecadação para cozinhas comunitárias da cidade, que já distribuem de 2 a 3 mil marmitas por dia, e para famílias nas periferias.
A carreata teve a concentração no Terminal Planalto, passando por diversos pontos da cidade, e reivindicou vacinação já para todos, o retorno das aulas presenciais somente com a imunização dos envolvidos. Neste sentido, o protesto foi contra o Projeto de Lei Federal 5595/2020, que coloca a educação básica e de ensino superior entre os serviços e atividades essenciais. O projeto segue em tramitação no Senado.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
O protesto também reivindicou garantia de empregos, salário e renda para todos, por renda básica emergencial, contra o corte de energia e água durante a pandemia e contra a escola cívico militar.
Campanhas de solidariedade em Uberlândia
Para além da carreata, outras ações marcaram o 1º de maio, como a live organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnico - Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (SINTET-UFU) que ocorreu às 16 horas. Que você pode assistir abaixo:
A transmissão contou com a participação online de movimentos sociais, centrais sindicais e mandatos de vereadoras da cidade. Durante o evento, foi impulsionada a campanha de doação para as cozinhas solidárias de Uberlândia, que vem distribuindo entre 2 a 3 mil marmitas por dia desde o início da pandemia. A atração musical ficou por conta da cantora Ana Carol.
Ainda no Dia dos Trabalhadores, o movimento Levante Popular da Juventude e o partido Consulta Popular lançaram a campanha Periferia Viva, visando arrecadar verba e alimentos para a distribuição de cestas básicas para famílias que estão em situações precárias nos bairros periféricos da cidade. Quem quiser contribuir, a arrecadação está acontecendo no Sindicato dos Empregados no Comércio de Uberlândia e Araguari (SECUA). O SECUA fica localizado na Av. Fernando Vilela, 1421, no bairro Osvaldo Rezende.
Ações em MG
Outras cidades mineiras também tiveram ações no Dia do Trabalhador e da Trabalhadoira, como Contagem, Barbacena, Juiz de Fora, Itaúna, Montes Claros, Juiz de Fora e Belo Horizonte. Os atos envolveram intervenções simbólicas, com poucas pessoas, e ações de distribuição de alimentos e botijões de gás, segundo a Frente Brasil Popular Minas Gerais.
Edição: Rafaella Dotta