A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte completa 30 anos neste ano de 2021. Para comemorar, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza, de maio a dezembro, uma programação virtual, totalmente gratuita, para todos os tipos de públicos. Entre as atividades planejadas, estão mediação de leitura, sarau, encontro de narradores de histórias e oficina de escrita criativa.
Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, o projeto de comemoração busca valorizar as ações que a biblioteca realiza para garantir a democratização do acesso à leitura como um direito cultural. Além disso, as atividades virtuais foram pensadas para aproximar as pessoas dos livros, da literatura e da história da biblioteca.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
Todos os sábados de maio, a Manhã Encantada, que acontece às 10h, apresenta narração de histórias para o público infantil. Em junho, a programação recebe convidados especiais, como as três primeiras gestoras da biblioteca Antonieta Cunha, Maria do Carmo Maggi e Reni Thiago. No dia 8, a atividade Corre de Fada promove uma conversa com Val Armanelli, que é artista visual, ilustradora, quadrinista, professora e poeta.
O mês de junho ainda conta com um bate-papo com quadrinistas, no dia 17 às 19h, e no dia 23, às 19h, o Sararau Palavra Preta realiza uma reunião de poetas e convidados para performances sobre a produção de poetas negros brasileiros. O fechamento do mês acontece com uma roda de leitura com as crianças.
A maior parte das atividades serão transmitidas ao vivo no canal do Youtube da Fundação Municipal de Cultura https://www.youtube.com/user/canalFMC . Mais informações sobre a programação estão disponíveis no portal da PBH (aqui).
A biblioteca
Criada em fevereiro de 1991, a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte é precursora no atendimento do público infanto-juvenil no município. Ao longo dos anos, esse espaço também se consolidou como local de referência para pesquisadores em literatura, educação e artes.
Atualmente, a biblioteca funciona dentro do Centro de Referência da Juventude (CRJ), que fica na Zona Cultural da Praça da Estação. Em função da pandemia, o CRJ – assim como a biblioteca – está temporariamente fechado para atendimentos presenciais.
Rede
Em Belo Horizonte são 22 bibliotecas públicas, com unidades em todas as regionais da cidade, que atuam de forma integrada no município. Segundo a prefeitura, nos últimos dois anos, as bibliotecas ganharam mais de 18 mil títulos para seu acervo e garantem o acesso gratuito a 46.350 títulos e 115.780 exemplares, entre livros, folhetos, artigos, dissertações, monografias, teses, periódicos, CD-ROMs, DVDs e catálogos.
Programação
*Prosa Poética – Oficina de escrita criativa
Terças-feiras, sempre às 10h (encontro virtual na plataforma Google Meet)
*Roda de leitura
Quartas-feiras, às 14h (encontro virtual na plataforma Google Meet)
*Histórias e crianças
Quinzenalmente, nas quintas-feiras, às 17h30 (live no canal do YouTube da Fundação Municipal de Cultura)
*Encontro de Contadoras de Histórias
Sextas-feiras, às 10h (encontro virtual na plataforma Google Meet)
*Manhã encantada
Sábados de maio, às 10h (canal do YouTube da Fundação Municipal de Cultura)
*Corre de fada
Terça-feira, dia 08/06, às 19h (canal do YouTube da Fundação Municipal de Cultura)
*Biblioteca convida
Quinta-feira, 03/06, às 15h (canal do YouTube da Fundação Municipal de Cultura)
*Desenhando o quadrinista
Quinta-feira, 17/06, às 19h (canal do YouTube da Fundação Municipal de Cultura)
*Sararau Palavra Preta
Quarta-feira, 23/06, às 19h (evento virtual na plataforma Google Meet)
*Roda de leitura com as Crianças
Quarta-feira, dia 30/06, às 10h (canal do YouTube da Fundação Municipal de Cultura)
As atividades dos meses seguintes serão divulgadas portal da Prefeitura de BH.
Edição: Elis Almeida