Caso o posto de vacinação se recuse oferecer a segunda dose, procure a secretaria de saúde municipal
Pergunta de Zélio Donizete, auditor fiscal do trabalho.
Estar fora do estado de origem na data indicada para a 2ª dose não deveria ser um problema para tomar a vacina contra a covid-19. Isso porque a campanha é nacional e os imunizantes são fornecidos pelo governo federal aos estados e municípios.
Dessa forma, nenhum cidadão deveria ser impedido de tomar a vacina por estar fora de seu município de residência, ainda mais na 2ª dose, em que há um prazo a ser respeitado.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu celular. Clique aqui ::
Porém, na falta de uma coordenação nacional, como em outras campanhas de imunização, os municípios têm autonomia para organizar o processo de vacinação e muitos têm colocado o comprovante de residência como uma exigência para se vacinar.
Caso o posto de vacinação se recuse oferecer a segunda dose, procure a secretaria de saúde do município e solicite uma autorização para a aplicação, considerando sua situação de trabalho. Eles deverão autorizar e indicar o local adequado conforme a vacina usada na primeira dose.
Se você tem alguma dúvida sobre saúde e vida saudável, manda um zap para mim! O número é (31) 9 8468.4731. Um abraço e até a próxima.
Sofia Barbosa é enfermeira do Sistema Único de Saúde, Coren MG 159621.
Edição: Rafaella Dotta