Nesta altura do campeonato, todo mundo já sabe que houve protestos em mais de 20 cidades cubanas. Críticas aos apagões e também descontentamento com o enfrentamento à pandemia foram algumas das bandeiras. Mas o que nos motiva a voltar ao assunto aqui é a obsessão mundial com a ilha, e como a cobertura midiática tenta construir um discurso e visão sobre o país sempre tão apaixonado e enviesado.
Tudo bem, motivo não falta pra ser obcecado com Cuba: desde 1961 o país tem um regime socialista (e fez uma revolução em 1959), enfrenta o inimigo mais poderoso do mundo a poucos quilômetros e, apesar de um bloqueio econômico, exibe índices invejáveis de saúde, educação e segurança (e outros, mas convenhamos que com esses três já se chega a outro patamar).
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu celular. Clique aqui ::
Mas não costumam ser essas as razões da paixão da mídia tradicional, mas as críticas ao regime. Chega a ser engraçado – não fosse historicamente assim a cobertura – um título como este abaixo, publicado pela BBC dia 14 de julho deste ano de 2021: “Protestos em Cuba: por que parte dos cubanos continua a apoiar governo”. Uma rápida pesquisa na internet já resolveria essa pergunta que, convenhamos, é tão cheia de preconceitos que custo a crer que vem de um dos veículos mais respeitados do mundo.
A torcida da mídia pelo fracasso de Cuba é antiga e meio na cara demais. Fica como um aperitivo, pra quem quiser ler mais sobre o assunto, um trecho de artigo de Júlia Fialho e João Feres Junior, publicado no Manchetômetro: “A política cubana sob o olhar da imprensa brasileira”: o meio infantiliza o povo cubano ao omitir sua participação ativa em variados processos eleitorais em diversas instâncias, caracterizando-o como passivo espectador à espera de um dissidente salvador”.
:: Saiba quais são as produções de rádio do BdF MG e como escutar ::
Mesmo que na cobertura dos protestos já tenha aparecido alguma crítica ao bloqueio econômico, vamos combinar que não custava muito ter um pouco mais de pesquisa e informação sobre o país, né?
Fica a dica
LEIA DA FONTE
Se você quiser se informar sobre Cuba, e também sobre outros países da América Latina, sem o crivo editorial da mídia hegemônica, seguem algumas dicas:
Resumo Latino Americano: resumenlatinoamericano.org
Granma: pt.granma.cu
TelesurTV: telesurtv.net
Opera Mundi: operamundi.uol.com.br
Cuba Debate: cubadebate.cu
E, claro, brasildefato.com.br
Tem outras sugestões? Manda pra gente!
Um abraço!
Joana Tavares é diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais
Edição: Larissa Costa