Trabalhadores bancários ligados à Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Minas Gerais (Fetrafi-MG) participam entre os dias 27 e 31 de julho de encontros estaduais dos bancos públicos e privados para debater condições de trabalho da categoria.
Diante de um cenário de retirada de direitos da classe trabalhadora e de agravamento das crises econômica e sanitária, os encontros irão abordar estratégias de enfrentamento a questões específicas de cada banco, como emprego, saúde, trabalho nas agências e postos de atendimento, assédio moral e cobranças excessivas de metas. Em função da pandemia da covid-19, todas as atividades acontecem de forma virtual.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu celular. Clique aqui ::
Os debates e resoluções dos encontros estaduais serão apresentados nos encontros nacionais por bancos que acontecem entre os dias 3 e 8 de agosto. Para Juvandia Moreira, presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), este é o momento de a categoria bancária se unir para se defender dos ataques e retrocessos de direitos.
“Todo o país luta hoje por empregos, para ter saúde, alimentação, uma vida digna. Com bancárias e bancários não é diferente. Para defender nossos direitos e nossas conquistas, precisamos nos organizar, nos unir. Esse é o caráter dos encontros. Toda a população está sofrendo ataques seguidos desse governo. É hora de lutarmos, de nos defendermos. Vamos começar a organizar a categoria bancária nessa luta, para termos mais empregos, melhores salários, comida na mesa e saúde. Para termos um Brasil melhor”, declarou.
Datas
A abertura do Encontro Estadual dos Bancos Privados acontece na próxima terça-feira (27), às 18h. Na quarta-feira (28), das 13h às 17h, serão realizados os encontros dos bancos Bradesco e Itaú. Na quinta-feira (29), das 13h às 17h, o encontro é dos bancários do Santander e Mercantil do Brasil.
Na sexta-feira (30), a partir das 18hs, será realizada a Abertura do Encontro Estadual dos Bancos Públicos. As discussões em torno das pautas dos trabalhadores dos Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal acontecem no sábado (31), das 9 às 17h. As inscrições para os encontros devem ser feitas por meio dos sindicatos.
Edição: Rafaella Dotta