A exposição “Cores Contemporâneas”, do artista Cleiton Custódio, está em cartaz até o dia 26 de novembro, na galeria de artes Iolanda de Lima, no Centro Municipal de Cultura de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
A mostra é gratuita e a visitação acontece de segunda à sexta, das 12h às 17h. Há também a possibilidade de agendar a visita para outras datas pelo telefone (34) 3236-8011. O endereço da galeria é Praça Jacy de Assis, no Centro da cidade.
Sobre a mostra
O artista visual Cleiton Custódio conta que a proposta da mostra teve início ainda em 2016, fruto de uma pesquisa estética feita no curso de Artes Visuais na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Desde então, Cleiton passou a trabalhar com a pintura e o gênero retrato, utilizando figuras humanas, com referência na fotografia e na cultura popular.
A série exposta é composta por 20 pinturas que têm em comum o uso da cor como característica de linguagem. Para Cleiton, cada rosto dos retratos possuem uma história única. “A força do rosto está nos olhos. Pintar é criar poesia para os olhos e cada rosto, para mim, é um poema, um universo. Mas todos juntos criam algo maior, uma narrativa aberta à participação dos olhares vivos, de quem olha, que interpelam e se relacionam de alguma forma com a imagem exposta”, aponta.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
Como parte da mostra, há um espelho, que funciona, segundo Cleiton, como “uma espécie de abertura para reflexão em múltiplos sentidos” e que insere o rosto de quem olha na série. “O espelho se multiplica e cria retratos momentâneos que atualizam o conjunto a cada olhar”, explica.
A exposição “Cores Contemporâneas” foi realizada por meio de edital da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Uberlândia.
Edição: Larissa Costa