Devido às fortes chuvas que atingem o estado de Minas Gerais, 341 cidades estão em situação de emergência. Risco de rompimento de barragens, pessoas ilhadas e desabrigadas, além de estradas interditadas, preocupam a população mineira.
Diante do cenário devastador, movimentos populares, igrejas, prefeituras e coletivos se mobilizam para levar água, mantimentos e outras doações para as famílias atingidas.
O Brasil de Fato MG organizou uma lista de iniciativas de solidariedade. Conheça:
Solidariedade sindical
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) estão recebendo doações para ajudar as famílias atingidas pela chuva.
É possível doar alimentos não perecíveis, colchões, roupas de cama e materiais de limpeza. As doações podem ser deixadas nas subsedes do SindUTE, nas cidades do interior, ou na sede do sindicato em Belo Horizonte, na Rua Ipiranga, 80, no Bairro Floresta.
As entidades também recolhem doações financeiras por meio de transferência bancária (Ag: 0086 / Operação 003 / Conta 50.2471-8) ou pix, pela chave CNPJ 65.139.743/0001-92.
Solidariedade em Rede
A Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio do Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental, está recolhendo doações financeiras e acolhendo voluntários para ajudar nas ações de evacuação, acolhimento, atendimento psicológico e alimentação para as vítimas e os desabrigados pelas chuvas na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
As doações podem ser feitas por meio de transferência bancária (Banco Santander / Ag. 3476 / Conta corrente: 13077880-2 / CNPJ: 17.272.998/0001-86) ou pix, pela chave telefone (31) 9 8978-9390.
Também é possível doar água, alimentos, máscaras e álcool em gel em paróquias das próprias cidades. Saiba mais neste link.
Solidariedade que Transborda
A rede Cáritas Brasileira e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se mobilizam por meio da campanha #SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade que Transborda. A iniciativa busca arrecadar recursos para a compra de alimentos, água potável, roupas, fraldas infantis e adultas, artigos de higiene pessoal e de proteção contra a covid-19. Os itens serão distribuídos pelas equipes da Cáritas que estão próximas às áreas em situação crítica.
As doações podem ser feitas por transferência bancária para as contas Banco do Brasil - Agência 0452-9 C/c 50.106-9 e Caixa Econômica Federal - Agência 1041 Operação: 003 C/c - 1132-1 ou por meio da chave pix 33.654.419/0001-16 (CNPJ).
Ajudando os atingidos a reorganizarem a vida
Com objetivo de prestar ajuda humanitária e na reorganização da vida dos atingidos pelas enchentes, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) também está recebendo doações.
A campanha é nacional e você pode contribuir por meio de transferência bancária para Associação Nacional dos Atingidos por Barragens (ANAB) - Banco do Brasil - Agência: 1230-0 Conta Corrente: 118.806-2.
Minas pede Socorro
A campanha, organizada pela Associação de Câmaras e Vereadores da Área Mineira da Sudene (Avams), pela Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB Minas), pela União Brasileira de Mulheres (UBM), pela União da Juventude Socialista (UJS), pela União de Negros pela Igualdade (Unegro) e pela União Nacional LGBT (UNA LGBT), está recebendo doações financeiras que serão revertidas em itens de higiene, materiais de limpeza, roupas de cama e água para as famílias atingidas pelas enchentes.
As doações podem ser em qualquer valor e deve ser feita por meio de pix, pela chave CPF 800.768.236-87.
Torcedores de futebol também se solidarizam
A torcida organizada “Fúria Alvinegra”, do Clube Atlético Mineiro, está arrecadando cestas básicas, alimentos não perecíveis, água e ítens de higiene que serão doados para as vítimas das chuvas.
As doações podem ser entregues em Belo Horizonte, na Rua Antônio Cesário da Rocha, 173, no Caiçara, ou em Lagoa Santa, na Rua Verde Água Piscinas, na Rua Acadêmico Nilo Figueiredo, 1706, no bairro Bela Vista.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
A torcida também disponibiliza um pix para doações financeiras ([email protected]).
(Matéria em atualização)
Edição: Larissa Costa