O espaço cultural Casa Semifusa, inaugurado em janeiro em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, conta com estruturas para produção audiovisual, estúdio musical, salas e espaço para performances, formações, shows, espetáculos e reprodução cinematográfica. Neste mês de fevereiro, o espaço, organizado pelo Coletivo Semifusa, abre inscrições, na quarta (9) para diversas formações que acontecem em março. No dia 13, é realizada mais uma edição do “Sarau no Ribeirão”.
Com duração de até seis meses, são 11 oficinas oferecidas gratuitamente: Capoeira Angola, Videoclipe, Dança de Rua, Jazz Funk, Teatro, Graffiti, Beat, Introdução à Moda, Design de Interiores, Desenho e Economia Criativa.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
O “Sarau no Ribeirão”, é um evento que acontece desde 2012 e reúne poetas e músicos da cidade. O evento, a partir deste ano, será contínuo e acontecerá uma vez por mês. Além disso, no dia 19 de fevereiro, o coletivo também oferta oficina de construção de instrumentos musicais com material reciclável. E no dia 27, terá apresentação do bloco de carnaval Trem Di Doido e almoço na casa.
O Instituto Cultural Semifusa
Desde 2009, o instituto se propõe a incentivar e produzir arte, cultura, desenvolvimento social e economia criativa na cidade de Ribeirão das Neves. O Semifusa é uma organização sem fins lucrativos, que democratiza o acesso à cultura e promove o sentimento de pertencimento à cidade.
Criado por moradores da periferia, o coletivo realiza eventos culturais, pesquisas e manifestações na cidade. Inicialmente, segundo Antônio Carlos, comunicador do coletivo, a finalidade era desconstruir os estigmas voltados à Ribeirão das Neves, produzindo novas narrativas socioculturais e artísticas.
Eventos como o Encontro de Compositores, o Festival Pá na Pedra, o Neves Encena, Sarau no Ribeirão, Grito Rock são alguns desenvolvidos pelo Semifusa nos últimos 10 anos, além do Seminário Metropolitano de Estudos sobre a Periferia, que pauta o debate sobre cultura e território.
Além dos eventos, o Semifusa foi e é responsável por gerir campanhas para os cidadãos. Há exatos 10 anos, por exemplo, foi criada a campanha "O que você sabe sobre Neves?”. Esse projeto provocava os moradores a conhecer mais a cidade e foi inspirado na campanha colombiana, “Y tú, ¿que sabes de Bogotá?"
O Semifusa realiza também diversos trabalhos baseados em personagens importantes da cidade e em elementos que ressaltam a imagem de Ribeirão das Neves de maneira positiva. Por exemplo, atividades que apresentam importantes figuras nascidas em Neves, como Henfil, Piazza e o campeão de slackline Alisson Ferreira. Ademais, também exaltam a gastronomia da cidade, seus bens culturais e reservas naturais.
Inauguração da “Casa Semifusa”
No dia 22 de janeiro, o instituto obteve uma grande conquista: inaugurou seu espaço físico, a Casa Semifusa. “Neste ano, a gente traça um novo caminho com a abertura da sede própria. O espaço nasce com o conceito de negócios sociais, projetos de impacto, economia criativa, fruição artística e cultural, e desenvolvimento local”, ressalta Antônio Carlos.
As inscrições para as oficinas estarão abertas a partir da quarta (9) e serão realizadas presencialmente na Casa Semifusa, de segunda à sexta, entre 14h e 18h, ou pela internet com link que será disponibilizado no site e nas redes sociais do instituto. A Casa Semifusa está localizada na Rua Cataguases 73, Sevilha B, em Ribeirão das Neves.
Mais informações
coletivosemifusa.org
Instagram: @semifusacoletivo
Facebook: facebook.com/InstitutoCulturalColetivoSemifusa
Edição: Larissa Costa