Em todos os casos é necessário apresentar algum relatório médico, que comprove a condição
Isabela Sampaio, 26 anos, musicista.
Atualmente, o segundo reforço (ou a quarta dose) da vacina contra covid-19 está sendo oferecido para a população com grande comprometimento do sistema de defesa do corpo. Estão incluídas nesse grupo as pessoas acima de 12 anos que têm doenças que deprimem o sistema imunológico, como as imunodeficiências primárias graves (defeitos genéticos do sistema imunológico que predispõem a uma maior chance de desenvolver infecções recorrentes), HIV/Aids e insuficiência renal com necessidade de hemodiálise.
:: Conheça o podcast “Amiga da Saúde” no Spotify, clique aqui! ::
Além disso, também estão incluídas as pessoas que estejam em uso de medicamentos que provocam imunossupressão importante, como é o caso do tratamento para lúpus, artrite reumatoide, doença de Crohn, anemia hemolítica, espondiloartrites, artrite psoriática, esclerodermia, síndrome de Sjögren, miopatias inflamatórias e vasculites, além da quimioterapia para câncer e do tratamento pós-transplante de órgãos ou células tronco.
Em todos os casos é necessário apresentar algum relatório médico, que comprove a condição, que tenha sido emitido em até um ano antes da data da vacinação.
*Sofia Barbosa é enfermeira do Sistema Único de Saúde, Coren MG 159621.
Edição: Larissa Costa