“A charge política no Brasil não tem espaço e valorização de um modo geral, acaba sendo vista apenas como uma piada. Eu acho que vai além disso, a charge tem um papel fundamental crítico e reflexivo, além, é claro, do valor artístico, literário, histórico e jornalístico”.
É o que explica o cartunista Gilmar Machado, conhecido como Cartunista das Cavernas, que lançou a terceira edição de sua série documental, Brasil em Charges.
:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::
Brasil em Charges 2021 é fruto das inquietações do autor ao acompanhar o atual momento político e social do país. Pandemia, desmatamento, fome, desemprego e corrupção são algumas das questões abordadas nas charges presentes no livro.
Série documental
As temáticas política e social sempre estiveram presentes no trabalho de Gilmar. Porém, com as eleições de 2018 e o acirramento da polarização da sociedade, o cartunista se deparou com tentativas de proibir suas publicações.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
Diante desse cenário, o Cartunista das Cavernas se negou a abrir mão da liberdade de expressão e pensou na publicação de Brasil em charges. "A primeira edição em 2019 foi um compilado do ano. A segunda, em 2020, fiz a coleção da abordagem política nas charges, principalmente no governo Bolsonaro", diz Gilmar
Serviço Brasil em Charges
https://cartunistadascavernas.ecwid.com/
Redes sociais
Edição: Elis Almeida