Com objetivo de fortalecer a luta pela preservação da Serra do Curral, acontece nesta quinta-feira (28) o bloco “Tira o pé da nossa Serra”, em Belo Horizonte. A atividade, que conta com a participação dos blocos de carnaval de rua de BH, inicia às 16:20, na Praça Raul Soares. O evento é gratuito.
Contra a mineração da Serra, um manifesto recolhe assinaturas dos blocos de carnaval em defesa da área que é conhecida como cartão postal da capital mineira.
No documento, os signatários afirmam que, caso o projeto da mineradora Taquaril seja efetivado, as consequências para a Serra do Curral seriam devastadoras.
:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::
“Se virar realidade vai trazer graves impactos para o patrimônio cultural, para a saúde, qualidade de vida, meio ambiente e segurança hídrica da população. Poeira excessiva, barulho de explosões e fluxo intenso de caminhões também vão afetar a paz de milhares de pessoas”, afirma o manifesto.
Serra é ameaçada por projeto de mineração
A empresa Taquaril tem insistido para colocar em ação seu projeto de mineração na Serra do Curral. Porém, o local está em processo de tombamento e, portanto, possui proteção provisória. Segundo o artigo 10 do Decreto-Lei 25, de 1937, o tombamento é considerado provisório assim que acontece a notificação.
Caso o projeto da empresa Taquaril seja levado adiante, cerca de 30 milhões de toneladas de minério de ferro podem ser retirados da Serra do Curral.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
Atualmente, o empreendimento está na pauta de votação do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). A reunião do Copam que irá avaliar o projeto está agendada para a próxima sexta-feira (29).
Edição: Larissa Costa