Estão abertas, até o próximo sábado (4), as inscrições para a edição de 2022 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As provas serão aplicadas no dia 28 de agosto e servem para a certificação de estudantes que não concluíram o ensino fundamental e/ou médio.
O Encceja é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a participação é gratuita e voluntária. Para se inscrever, acesse o portal do exame.
Para conseguir o certificado de conclusão do ensino fundamental, o participante precisa ter no mínimo 15 anos de idade. A partir dos 18, é possível adquirir certificado de conclusão do ensino médio.
:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::
Estudantes que se inscreveram e não compareceram na edição de 2020 do exame, não precisam se justificar para realizar a prova deste ano. No ano passado, a aplicação da prova não foi realizada, em razão da pandemia da covid-19.
Conteúdo das provas
Durante as provas, os participantes precisarão escrever uma redação e responder a quatro provas com trinta questões de múltipla escolha.
As áreas das provas objetivas para o ensino fundamental são: ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física e redação; história e geografia;
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
Já as provas objetivas voltadas para a conclusão do ensino médio abordam: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias;
Edição: Larissa Costa