O bicentenário da Independência do Brasil também é dia de luta. O 28º Grito dos Excluídos acontece em todo o Brasil com o lema “Independência para quem?”, questionando a situação de dependência econômica, política e cultural que persiste no país e se agrava após o golpe de 2016.
Em Belo Horizonte, a concentração está marcada para as 9h na Praça Vaz de Melo, próximo à passarela da Lagoinha, de onde a marcha partirá rumo à Ocupação Pátria Livre, na Pedreira Prado Lopes, com intervenções artísticas e culturais.
Na Pátria Livre, também haverá uma confraternização, celebrando o aniversário de ocupação do local, que começou no dia 7 de setembro de 2017. Além disso, a Pedreira e a Lagoinha estão entre os territórios mais antigos de BH e sua formação é anterior ao nascimento da cidade.
:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::
"Buscamos dialogar com a população na periferia, onde está a população de rua, moradores da região, pessoas que, de fato, precisam gritar. Nesse sentido, estamos envolvendo também grupos culturais da região", explica Jair Gomes, integrante da coordenação
Pátria Livre
Ponto final da marcha do Grito dos Excluídos em BH, a Ocupação Pátria Livre surgiu em um 7 de setembro, há cinco anos, por iniciativa de moradores da Pedreira Prado Lopes organizados no Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD).
Antes de ser ocupado, o imóvel ficou cerca de duas décadas ocioso, acumulando lixo e entulho e sendo foco de animais transmissores de doenças, como ratos e escorpiões. Ocupado, hoje é local de moradia, atividades culturais, formação política e geração de trabalho e renda, com a produção de uma padaria e uma cozinha comunitária.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
"Queremos que o Poder Público intervenha para garantir o imóvel à comunidade. Além disso, que esse tipo de medida seja aplicada em todos os outros imóveis das nossas cidades que não cumprem sua função social, como manda a Constituição", defende Letícia Zampier, integrante do MTD.
Oficina preparatória
Na sexta-feira (2), como atividade preparatória do Grito dos Excluídos, os coletivos que organizam o Grito farão uma oficina de produção de flores que serão distribuídas na marcha. A atividade acontece entre 17h e 21h na Ocupação Pátria Livre, rua Pedro Lessa, 435, Santo André.
SERVIÇO
28º Grito dos Excluídos em Belo Horizonte
Quando: 7 de setembro, às 9h (concentração). Saída da marcha às 10h
Onde: Praça Vaz de Melo - Avenida Antônio Carlos com Além Paraíba, próximo à passarela da Lagoinha. A marcha partirá rumo à Ocupação Pátria Livre
Edição: Elis Almeida