Em pelo menos seis cidades mineiras terão protestos do Grito dos Excluídos nesta quarta-feira (7). A manifestação popular acontece tradicionalmente no dia da pátria. Em sua 28ª edição, nos marcos do bicentenário da independência brasileira, os manifestantes irão às ruas sob o lema “Brasil: 200 anos de (in)dependência, para quem?”.
Na capital mineira, a mobilização começa às 9h, na Praça Vaz de Melo. Em Montes Claros, no Norte de Minas, a concentração será às 8h30, na Praça do Bairro Maracanã. Já em Viçosa, na Zona da Mata mineira, a partir das 16h, no bairro Amoras, terão atividades de diálogo com a população sobre o atual momento do país. Os demais locais e endereços estão listados abaixo.
Os organizadores do Grito dos Excluídos avaliam que, mesmo comemorando 200 anos de sua independência, o Brasil ainda convive com a desigualdade social, a fome, com altos índices de desemprego e uma profunda crise ambiental.
:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::
As manifestações procuram refletir sobre essas contradições, discutir o significado de nação e apontar as tarefas inconclusas na construção da soberania nacional e popular.
Saiba onde tem ato em Minas:
Belo Horizonte: concentração às 9h, na Praça Vaz de Melo (Avenida Antônio Carlos com Rua Além Paraíba). Os manifestantes irão em marcha até a Ocupação Pátria Livre, na Rua Pedro Lessa, 435, na Pedreira Prado Lopes. Fazem parte da programação intervenções políticas e apresentações culturais.
Lavras: concentração às 15h, no Gammon de baixo, com caminhada até a Praça do Gammon de cima.
Montes Claros: concentração às 8h30, na Praça do Bairro Maracanã, com caminhada até a Cozinha Solidária do bairro Itatiaia. A programação do ato conta com apresentações artísticas e culturais.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
Ouro Preto: concentração às 14h, na Praça Tiradentes. No município, será realizada uma ação em defesa da democracia.
São João Del Rei: concentração às 8h30, no coreto no Centro da cidade.
Viçosa: concentração às 16h, no Bairro Amoras, com uma mesa de diálogo com a população e distribuição de jornais Brasil de Fato MG.
Edição: Larissa Costa