Em Belo Horizonte, no próximo domingo (23), apoiadoras de Lula (PT) fazem atividade em defesa da democracia. A ação, chamada de “Mães com Lula”, acontece na Praça da Liberdade, no Centro da cidade, das 9h às 12h.
Na convocatória, as organizadoras convidam mães, bebês, crianças e famílias a se somarem à iniciativa. Para o dia, elas orientam que os participantes levem água, lanche, protetor solar, “muita disposição para brincar e se manifestar” e, se possível, estejam com roupas brancas.
O movimento é inspirado na “Carrinhata”, iniciativa que começou em São Paulo e tem o objetivo de envolver as mulheres que são mães também nas atividades de campanha eleitoral.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
Carrinhata
Depois da primeira edição, na capital paulista, o movimento tomou corpo e vem se espalhando por outras cidades brasileiras. Além de Belo Horizonte, no próximo fim de semana, acontecem atividades em Juiz de Fora, Brasília e Rio de Janeiro.
“A carrinhata ‘Mães com Lula’ busca mobilizar no segundo turno o voto das mulheres que são mães, estão exaustas com o atual cenário brasileiro e entendem ser fundamental barrar um segundo mandato de Bolsonaro”, afirma o movimento, nas redes sociais.
Para organizar uma carrinhata, as organizadoras afirmam que é preciso seguir apenas seis passos.
O primeiro é reunir amigas e mães, em grupos de WhatsApp, por exemplo. Depois, é preciso definir a data, o horário e o local da atividade. O terceiro passo é pensar a mensagem necessária para dialogar com mais mães.
:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::
Planejada a atividade, o próximo passo é comunicar. Para isso, o movimento orienta que as organizadoras façam contato com a imprensa, fotógrafos e lideranças políticas, além da divulgação nas redes sociais e entre amigos.
O quinto passo é organizar os elementos visuais da atividade, como cartazes, brinquedos para as crianças, entre outros. O movimento convida a todas para acompanharem seus canais e, dessa forma, receberem mais materiais da campanha.
Edição: Larissa Costa