O Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte (FIT) abre espaço para o lançamento presencial do livro “Estado de arte – João das Neves e Minas Gerais”, que conta os 25 anos da produção teatral de João das Neves.
O lançamento acontece nesta terça (8), a partir das 18h, na Fundação Nacional de Arte (Funarte), na Rua Januária, 68, no Centro de Belo Horizonte. O ator Glicério do Rosário, a cantora Titane e Gil Ramos estarão presentes para um bate-papo com o público, abordando especialmente o espetáculo “Primeiras estórias”, dirigido por João das Neves e baseado na obra homônima do mineiro Guimarães Rosa.
O livro foi organizado pela jornalista Ludmila Ribeiro, por Titane, companheira de vida e arte de João das Neves, e o jornalista João Paulo Cunha. Disponível para venda online neste link.
Dois pensadores que acreditavam na humanidade
O diretor, dramaturgo e ator João das Neves trouxe elementos importantíssimos ao teatro latino-americano. “Ele passeou pelo universo indígena, pelas figuras de matriz africana, o povo do subúrbio carioca, o interior de Minas. E ele não trazia só os temas, mas também os atores desses lugares”, contou Titane, em entrevista ao Brasil de Fato MG, em setembro deste ano.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
Na época, Minas Gerais perdia um grande pensador: João Paulo Cunha, que foi um dos organizadores do livro. Para a cantora, os dois possuíam “uma admiração mútua e bem declarada”.
“São dois grandes intelectuais, que se encontram nos universos da arte e da grande filosofia brasileira, que é escrita pelos grandes compositores da música popular, as figuras do teatro e também por jornalistas, como o João Paulo Cunha”, expressou.
Sobre o FIT
O 15º Festival Internacional de Teatro, Palco & Rua de Belo Horizonte acontece até 11 de novembro em teatros e espaços alternativos de Belo Horizonte. As atrações são gratuitas ou a preços populares, e a programação possui uma lista de mais de 30 espetáculos.
Mais informações no site do festival.
Edição: Larissa Costa