Que em 2023 sigamos nos encontrando nas lutas
O mesmo ano que marcou a despedida de Milton Nascimento dos palcos consagrou a principal vitória, da última década, do campo democrático e popular brasileiro.
Se Bituca nos ensinou que a força de todo artista está na sua capacidade de "ir aonde o povo esta", foi a profunda identidade do povo brasileiro com sua principal liderança que garantiu a derrota do fascismo nas urnas e a eleição de um nordestino, ex-operário, o primeiro presidente do Brasil eleito três vezes pela vontade popular.
A vitória de Lula é simbólica ao demonstrar que nem mesmo a utilização ilegal do recurso público, o assédio moral aos trabalhadores, o uso desmedido de notícias falsas, a instrumentalização da religião e toda a manipulação utilizada pela campanha do representante das milícias, Jair Bolsonaro, é capaz de romper os vínculos de confiança que se estabelecem quando se vai ao encontro dos interesses do povo.
:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::
A eleição de Lula é pedagógica ao demonstrar que, mesmo diante de todo sofrimento e desalento, causado pela volta da fome, pelo aumento das desigualdades e da violência, pelo ódio praticado pela extrema-direita e pela falta de perspectiva a qual fomos submetidos nos últimos anos, o povo brasileiro é capaz de resistir. Como nos diz Milton, "na boca da noite um gosto de sol”.
Reconstruir o Brasil
Para os próximos anos, temos a tarefa de reconstruir um país soberano e que tenha no centro de suas preocupações a dignidade de seu povo. Se a força dos pobres, marginalizados e explorados foi um dos fatores determinantes para que se criasse a possibilidade da abertura de um novo ciclo de vitórias, será essa mesma força o fator determinante para que se resgate o Brasil para os brasileiros.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
Por isso, para que se tenha “alegria e muito sonho espalhado pelo caminho”, é preciso transformar a esperança que se renovou em organização popular. Se conseguirmos cumprir bem essa tarefa, ainda que tentem podar nossos momentos ou desviar nosso destino, teremos capacidade de construir nova aurora a cada dia, cuidar do broto e colher as flores e as conquistas que a luta nos dará.
Na batalha das ideias, o Brasil de Fato MG se coloca lado a lado daqueles que fazem da construção de um projeto popular para o Brasil sua opção de vida. Desejamos boas festas aos nossos leitores e colaboradores, reafirmando que, em 2023, seguiremos nos encontrando nas trincheiras de luta.
Edição: Larissa Costa