Com o objetivo de identificar terrenos com potencial de se tornar unidades produtivas coletivas e comunitárias, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) está com uma consulta pública aberta até o dia 29 deste mês. Durante o período, a própria população indica áreas que podem ser transformadas em unidades de produção agroecológica.
Atualmente, a capital mineira já possui 50 unidades que, além de promover a produção de alimentos saudáveis, também contribuem com a geração de renda e o desenvolvimento local. Como consequência direta dessa política, áreas como a segurança alimentar são impactadas positivamente.
:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::
Nos terrenos, são cultivadas hortaliças, sistemas agroflorestais, plantas aromáticas, plantas medicinais, temperos, flores, compostagem e outros.
Após a consulta pública, a PBH irá vistoriar as áreas credenciadas e, caso tudo esteja dentro dos critérios, o espaço passará por uma nova etapa de análise. Para indicar um terreno, basta preencher o formulário disponível aqui.
Para a inscrição, é necessário indicar as condições do terreno, se ele é público ou privado, se está em área de risco e se existem grupos interessados em utilizar o espaço como unidade produtiva.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
Edição: Larissa Costa