As luzes de Natal na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, serão encerradas nesta sexta (6) com uma tradicional Folia de Reis. A apresentação fica por conta do artista e capitão de Congado Mauricio Tizumba, que recebe como convidados especiais a Folia de Reis São Sebastião de Vespasiano, a Caravana de Santos Reis e a União de Amigos.
A celebração começa às 18h em frente ao prédio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), na Praça da Liberdade, número 470. A Folia de Reis marca a data da visita dos três reis magos ao recém-nascido Jesus Cristo. Belchior, Gaspar e Baltazar, convertidos em santos pela Igreja Católica, teriam saído do oriente se guiando por uma estrela e levavam três presentes: ouro, incenso e mirra.
:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::
É nesta data, 6 de janeiro, que, no interior mineiro, muitas famílias recebem em suas casas as visitas dos grupos de folia e começam a desfazer seus presépios e enfeites.
História
Com registro de existência há mais de 300 anos, a Folia de Reis foi reconhecida em 2017 como patrimônio imaterial de Minas Gerais. O título foi resultado de uma pesquisa de um ano e meio do Iepha, que catalogou 1.255 grupos de foliões.
A estimativa é que existam mais de 4 mil comunidades que mantêm a tradição viva em todas as regiões mineiras. Elas são devotas a vários santos, mas a grande maioria celebra os Santos Reis em janeiro.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
As cidades com maior incidência da prática são Uberaba, no Triângulo Mineiro, que tem 106 grupos cadastrados, e João Pinheiro, no Noroeste do estado, com 34.
Edição: Larissa Costa