A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) tornou oficial que o carnaval de Belo Horizonte neste ano terá 22 dias: de 4 a 26 de fevereiro. Há alguns anos, o número de blocos de rua cresceu tanto que os quatro dias tradicionais já não são suficientes para todos os cortejos.
Em 2019, segundo informações da PBH, 410 blocos saíram às ruas e 4,3 milhões de foliões passaram pela cidade. Caso siga a tendência histórica, a capital mineira deve bater mais um recorde neste ano, com a participação de 5 milhões de pessoas.
Lista de cortejos e ensaios
Para acompanhar tudo isso e principalmente ajudar a fazer a sua lista de bloquinhos, o perfil do Instagram @vouprobloco criou uma planilha de cortejos e ensaios, atualizada constantemente. A lista é produzida por Gabriel Lomasso de forma totalmente voluntária.
"Não tem foco financeiro algum, surgiu como uma forma de organizar alguns blocos para um grupo de amigos que vieram em 2018 passar o Carnaval aqui em BH. A planilha, que na época do tinha alguns blocos que eu achava interessante, acabou espalhando e nos anos seguintes comecei a fazer ela completa", conta Gabriel.
"Acho que ela facilita muito as pessoas a se organizarem, a saber o que está rolando na cidade e onde estão acontecendo os blocos, principalmente aqueles fora da região central".
Na planilha do Vou Pro Bloco, você pode procurar pelo nome do bloco e saber o local e horário do cortejo.
Dá pra saber, por exemplo, que quem abre o carnaval é o bloco “Como te lhama?”, no dia 4 de fevereiro, às 8h30, saindo da Rua Belém, 477, no bairro Pompéia. E quem fecha o carnaval é o “Sem prisões e sem manicômios”, um bloco de carnaval “antimanicomial, antiprisional, antiproibicionista, antipunitivista, anticapitalista: anti tudo que segrega, oprime, explora”, segundo descrição nas redes sociais. O bloco “Sem prisões” sai no dia 26 de fevereiro, ainda sem data e local confirmados.
Os ensaios já estão acontecendo, alguns de forma gratuita, outros com ingresso, e adentram o pré-carnaval, com eventos até o dia 16 de fevereiro. Os links para compra de ingressos estão disponíveis aqui.
Você também pode pesquisar os bloquinhos pelo site da Prefeitura de Belo Horizonte. Clique aqui.
Edição: Larissa Costa