A poucos dias do início do período oficial da maior festa popular brasileira, Belo Horizonte promete uma programação carnavalesca para todos os gostos e idades. Neste ano, blocos de carnaval voltados para crianças tomam as ruas da capital mineira com muita música e brincadeiras.
Bailinho, circo, contação de histórias, cirandas e marchinhas são algumas atividades desenvolvidas pelos bloquinhos infantis que, além de oferecer diversão para os mais novos, também têm o objetivo de proporcionar integração entre as famílias.
Passados dois anos sem a folia, devido a pandemia de covid-19, as crianças também são muito bem-vindas na festa que celebra a cultura popular. Por isso, o Brasil de Fato MG reuniu cinco indicações de bloquinhos com programação infantil.
Confira:
1. Bloco Fera Neném
Um dos primeiros blocos infantis da capital mineira, criado em 2014, o bloco Fera Neném tem um repertório especial, voltado para as crianças. Além das tradicionais marchinhas, os pequenos podem aproveitar as cirandas, frevos, sambas de roda e cantigas.
Neste ano, a concentração será no sábado (11), às 9h, na Rua dos Dominicanos, número 52, no bairro Serra.
2. Bloco Besourinhos
No mesmo dia, sábado (11), às 9h30, as crianças têm ainda a opção de curtir um bloquinho, cujo repertório é composto por músicas da banda inglesa Beatles, só que no ritmo carnavalesco.
O Besourinhos acontece na praça Comendador Negrão de Lima, número 218, no bairro Floresta. Além de ser o público alvo para prestigiar a festa, as crianças também compõem a bateria e cantoria do bloquinho.
3. Circo Marimbondo
No dia 17 deste mês, às 15h, outra opção para o público infantil é assistir ao espetáculo Circo Marimbondo. Voltado para as crianças, o show conta histórias e apresenta músicas do Clube da Esquina, grupo musical que surgiu em Minas Gerais, na década de 1960, e que é referência da cultura mineira, até os dias de hoje.
No ritmo das marchinhas de carnaval, além das canções, o espetáculo explora brincadeiras e estímulos para o corpo das crianças.
O evento será no Centro Cultural Salgado Filho, que fica na Rua Nova Ponte, número 22, no bairro Salgado Filho.
4. Os Baterinhas
No sábado seguinte (18), a partir das 9h, o bloco Os Baterinhas desfila pela avenida Saramenha, na região Norte de Belo Horizonte. Com o objetivo de desenvolver nas crianças a consciência ambiental, os instrumentos e as fantasias do cortejo são feitos com materiais reciclados.
Neste ano, o enredo do bloquinho se chama “Se você plantar uma flor vai colher amor”. O ponto de encontro será em frente ao número 1338 da avenida.
5. Bloquim Dubem
Já no domingo (19), o Bloquim Dubem conta com apresentações circenses e oferece às crianças a experiência de conhecer os sons dos tambores afros. Além disso, o bloco também terá contação de histórias.
A concentração será às 10h, na Rua Professor Costa Chiabi, número 211, no bairro Cidade Nova.
Edição: Larissa Costa