O Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais denuncia a demissão dos dois mais velhos funcionários da Rádio Inconfidência, a rádio pública de Minas Gerais. Segundo o sindicato, os trabalhadores não tiveram aviso prévio e não receberam fundo de garantia. Receberam apenas uma carta de agradecimento, sem muitas explicações.
O locutor e jornalista Ricardo Parreiras, de 95 anos, apresentava o programa Clube da Saudade, e já possuía 74 anos de casa. Maria Lúcia Carneiro, de 84 anos, 35 na rádio, trabalhava como programadora musical da emissora. Outros três trabalhadores também foram dispensados.
Assista o recado dos jornalistas, publicados no perfil do sindicato, @jornalistasdeminas no Instagram:
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
A principal denúncia do sindicato é que a dispensa significa mais um passo no objetivo do governador mineiro, Romeu Zema (Novo), de privatizar a operação da rádio.
“A Inconfidência tem hoje em sua folha 60% de funcionários indicados pelo governo Zema. Os demais são concursados, alvos constantes de ataques pelo comando da empresa, que não cumpre a legislação trabalhista e vem sendo alvo de diversos processos na Justiça”, critica o sindicato.
Uma homenagem para Ricardo Parreiras e Lucinha Carneiro está marcada para a próxima quinta-feira (2), às 13h30 em frente à Rádio Inconfidência.
Edição: Larissa Costa