Integrantes de movimentos populares foram às ruas na segunda-feira (27) para distribuição de refeições e alimentos in natura para celebrar a volta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Organizada pelo coletivo Banquetaço, a ação foi realizada em dezenas de cidades de todas as partes do país.
Em Minas Gerais, quatro cidades tiveram atos em defesa do conselho: Lavras, Belo Horizonte, Barbacena e São João Del Rei. O clima das ações foi de comemoração, com o lema “um prato cheio de justiça social”.
Fotos do Banquetaço em Lavras:
Fotos dos atos em Belo Horizonte, Barbacena e São João Del Rei:
Oficial
Nesta terça (28), uma cerimônia em Brasília formalizou o retorno das atividades do Consea. A entidade voltará a ser presidida pela nutricionista e pesquisadora Elisabetta Recine, que estava no cargo quando o governo de Jair Bolsonaro decidiu encerrar as atividades.
Composto por entidades e cidadãos da sociedade civil, o órgão voltará a trabalhar na formulação de políticas públicas de combate à fome e incentivo à produção de alimentos saudáveis no país. Para celebrar a volta de estrutura tão importante, o dia foi de festa.
:: Veja aqui os “Banquetaços” em outras cidades do Brasil ::
Edição: Larissa Costa