Em relacionamentos de longo prazo, o desejo dificilmente será espontâneo
Tainara, 34 anos, podóloga.
É comum a redução do desejo sexual das mulheres após a chegada dos filhos. Há muitas questões que se somam para ajudar o desejo sexual a ficar escondido nessa situação. A prolactina, hormônio responsável pela produção do leite, pode reduzir a libido (desejo sexual). Alguns anticoncepcionais hormonais também podem interferir no desejo sexual, é importante verificar isso com o médico.
Entretanto, as questões hormonais são só a cereja do bolo numa situação de sobrecarga de trabalho, que muitas vezes pode levar também a um distanciamento entre o casal, caso esse parceiro não divida com a mulher as tarefas de casa e de cuidado do filho. Em relacionamentos de longo prazo, o desejo dificilmente será espontâneo. Ele precisa ser alimentado para se manter presente e vivo.
Recuperar a intimidade trocando toques, carícias, cuidados e pensar em sexo de vez em quando é um caminho. Acionar uma rede de apoio entre familiares e amigos para cuidar da criança para que o casal possa ter algum momento de intimidade sozinhos também pode ajudar.
Edição: Wallace Oliveira