Cenoura glaceada é simples, rápido e cheio de personalidade
Hoje vamos dar atenção a esse vegetal tão comum nas nossas refeições, a cenoura. Com ela fazemos bolo, saladas, refogados.
Nós que compramos frequentemente em sacolão no meio urbano, dificilmente encontramos as variedades existentes dessa hortaliça. Há cenouras roxas, amarelas, vermelhas, mini cenouras e toda uma diversidade que a agroecologia nos oferece. Também não é comum encontrar por aqui cenoura com suas folhas, que tem muita utilidade e rende um maravilhoso molho pesto por exemplo.
Hoje eu ensino duas formas de preparo para explorar a versatilidade de receitas que a cenoura pode nos oferecer.
A cenoura glaceada é um acompanhamento muito simples e rápido de fazer, mas cheio de personalidade. E o bolinho de cenoura com batata é um lanche ou aperitivo prático e gostoso, o qual contempla quem tem restrições alimentares por ser vegano e sem glúten. Se deixar eu fico cozinhando para sempre, gosto muito de escrever para vocês e por isso temos um bônus no final que combina com as duas receitinhas.
Cenoura glaceada
Ingredientes:
3 cenouras em rodelas
1 colher de sopa de manteiga (ou azeite)
1 colher de chá de mel (pode substituir por melado ou açúcar mascavo)
1 dose de whisky (pode substituir por qualquer líquido como suco de laranja, cachaça ou água)
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
De preferência em uma panela antiaderente, derreta a manteiga até começar a espumar. Em seguida, coloque as cenouras em contato com o fundo da panela, sem sobrepor e doure dos dois lados. Se não couber todas de uma vez, faça aos poucos que dá certo. Quando todas as rodelas de cenouras estiverem bem douradinhas, junte-as na panela e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Em seguida acrescente o whisky e o mel. Misture bem e assim que todo líquido secar pode desligar que está pronto.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
Bolinho de cenoura com batata
Ingredientes:
3 cenouras
3 batatas
1 dente de alho
Sal e pimenta a gosto
Demais temperos que gostar, eu usei açafrão e chimichurri
Modo de preparo:
Cozinhe as cenouras e as batatas em panelas separadas, pois cada uma tem seu tempo de cozimento. Junto com as batatas, cozinhe também o alho. Elas devem cozinhar até ficarem macias, mas não desmanchando. Amasse as cenouras, batatas e alho. Pode deixar alguns pedacinhos, eles vão ajudar a dar a estrutura necessária para moldar os bolinhos. Junte os temperos, misture bem e é só moldar no formato que preferir. Leve para assar no forno a 200° graus até ficarem douradinhos. E sim, pode fazer na Air fryer.
Receita bônus: Creme azedo ou sour cream, é um molho que levanta qualquer prato, guarde no coração essa receita que vai ser sempre útil. Originalmente é só misturar suco de limão com creme de leite fresco ou natas, mas eu ainda gosto de temperar com sal e pimenta do reino moída na hora!!!
Paulinha Silva é uma jovem estudante, trabalhadora, que faz a própria comida e que quer mudar o mundo.
---
Leia outras receitas de Paulinha Silva em sua coluna no Brasil de Fato MG!
Edição: Elis Almeida