Está aberto o prazo para inscrições na chamada pública de apoio a pequenos projetos voltada a mulheres indígenas da Amazônia e do Cerrado. Podem se inscrever mulheres indígenas de 11 estados brasileiros, incluindo Minas Gerais, que pretendem participar da 3ª Marcha Nacional das Mulheres Indígenas, que será realizada em setembro deste ano, em Brasília.
O projeto “Patak Maymu: autonomia e participação das mulheres indígenas da Amazônia e do Cerrado na defesa de seus direitos” é uma iniciativa da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese) com financiamento da União Europeia. Serão contempladas cerca de 20 iniciativas e terá a duração de 36 meses, com atividades de formação, comunicação e apoio.
Marciely Ayap Tupari, da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), uma das organizações que realizam o projeto, ressalta que o foco é dar oportunidade para que as mulheres indígenas participem do movimento rumo à marcha.
“A gente sabe que os apoios são muito difíceis, então esse projeto veio exatamente para apoiar mais ainda as mulheres a estarem nessa mobilização”, destacou.
Perfil dos projetos
Serão selecionados projetos que viabilizem e potencializem a participação de mulheres indígenas da Amazônia e do Cerrado na 3ª Marcha Nacional das Mulheres Indígenas, em Brasília. A chamada cobre despesas com deslocamento, alimentação e outros itens necessários.
Os projetos devem ser apresentados por organizações com sede e/ou atuação nos seguintes estados Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
O prazo para inscrições vai até 16 de junho de 2023. Mais informações estão disponíveis aqui.
Edição: Larissa Costa