Minas Gerais

CINEMA

Cine Brasil faz sessão itinerante com exibição gratuita e oficina de fotografia no Barreiro

Iniciativa tem o objetivo de oferecer espaço de acesso à cultura e sociabilidade aos moradores das comunidades

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Outras 10 cidades mineiras já foram contempladas com o projeto - Foto: Pixabay

Com programação totalmente gratuita, o projeto Cine Brasil realiza, nesta sexta-feira (26), um dia de atividades na região do Barreiro, em Belo Horizonte. Além da exibição de três filmes, a população também tem a oportunidade de participar de uma oficina de fotografia. As atividades acontecem a partir das 8h, na Praça da Febem.

Além de oferecer um espaço de acesso à cultura e sociabilidade aos moradores das comunidades, a iniciativa também tem o objetivo de compreender as diversas visões da população sobre a região. O evento espera receber jovens, adultos, idosos, população LGBTI+, pessoas com deficiência, entre outros públicos.

Das 8h às 12h, os participantes irão aprender técnicas básicas de fotografia, com a oportunidade de colocar em prática e expressar seu olhar sobre a comunidade.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

A partir das 19h, três produções cinematográficas serão exibidas em praça pública. A primeira é o “Documentário da Cidade”, produzido pela Cinear e dirigido por Inácio Neves. O público também poderá assistir ao curta “A menina espantalho”, de Cássio Pereira dos Santos. Por fim, terá o longa-metragem “Sing - Quem canta seus males espanta”, de Garth Jennings.

Durante as atividades, também será distribuída pipoca gratuitamente.

O projeto

Além de Belo Horizonte, dez cidades mineiras já foram contempladas pelo projeto. Os municípios Jeceaba, São Brás do Suaçuí, Entre Rios de Minas, Brumadinho (Piedade do Paraopeba, Suzana e Marques), Paineiras, Abaeté, Paraopeba, Curvelo e Belo Horizonte já receberam a iniciativa. Em junho, Mariana e Ouro Preto também terão atividades.

Além das oficinas e exibição de filmes, o Cine Brasil registra em vídeo depoimentos dos moradores das regiões por onde passa.

Edição: Larissa Costa