Minas Gerais

CULTURA

Inspirada em personagem de Brecht, peça “Cabaré Coragem” do Grupo Galpão estreia em BH

Apresentação mistura a alegria do fim da pandemia com críticas sociais. Temporada vai de 1 a 18 de junho

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Com diversos números durante o show, o grupo divertiu o público sem deixar o lado crítico de fora - Foto Mateus Lustosa


O Grupo Galpão estreia a sua mais nova peça “Cabaré Coragem”, nesta quinta-feira (1), no Galpão Cine Horto, em Belo Horizonte (MG). A equipe do Brasil de Fato MG esteve presente na pré-estreia do espetáculo, que terá apresentações de 1 a 18 de junho. Depois da temporada na capital mineira, “Cabaré Coragem” vai, ainda neste ano, a São Paulo e ao Rio de Janeiro.

Com a mistura de dramaturgia, música ao vivo e dança, "Cabaré Coragem" busca uma forma de reafirmar a arte como identidade, permanência e crítica social. Divertida e moderna, a encenação conversa com todas as gerações e parece ter como principal objetivo trazer leveza e alegria ao público presente, após anos de sofrimento com uma pandemia somada ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

"Todos queriam tudo, pois estávamos famintos de gente”, explica Júlio Maciel, ator do Grupo Galpão e diretor do espetáculo. “Queríamos juntar as pessoas, tínhamos saudade. A partir de desejos pessoais, começamos a preparar canções, números de variedades. Reativamos nossa banda e convidamos muitos amigos criadores, que, corajosamente, aceitaram embarcar nessa nau para o desconhecido”.

A apresentação também tem como marca o convite ao público para participar ativamente da trama. Durante o show, os atores interagem constantemente com a plateia, que dançam, bebem e cantam.

Porém, a peça não deixa de tratar do cenário político brasileiro, com diversas menções e alfinetadas sobre personagens da política dos últimos anos. Com muita ironia e deboche, suas principais críticas estão relacionadas à hipocrisia e ao conservadorismo das elites brasileiras.

"‘Cabaré Coragem’, cujo nome faz menção à icônica personagem de Brecht, Mãe Coragem, é um espetáculo que, por meio da música e do humor, permite que as pessoas pensem no velho sistema em que vivem, no qual alguns poucos levam uma vida de privilégios, enquanto a maioria sente fome", explica Vinicius de Souza, responsável pela supervisão dramatúrgica.

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

Mais informações



Em Belo Horizonte, as apresentações acontecem no Galpão Cine Horto, na Rua Pitangui, 3613, no Horto. De 1 a 18 de junho, de quinta-feira a domingo, às 20h. Os ingressos são R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia), e podem ser adquiridos pelo Sympla ou na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo.

A peça é dirigida pelo ator e diretor Júlio Maciel, e conta com direção musical, trilha e arranjos de Luiz Rocha, dramaturgia coletiva com supervisão de Vinicius de Souza, cenários e figurinos de Márcio Medina, iluminação de Rodrigo Marçal e, no elenco, os atores Antonio Edson, Eduardo Moreira, Inês Peixoto, Luiz Rocha, Lydia del Picchia, Simone Ordones e Teuda Bara.

Edição: Larissa Costa