Minas Gerais

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Cemig: com fechamento de 54 agências, mineiros terão que viajar até 200 km para serem atendidos

Ação é vista como antecipação para a privatização. Piora no atendimento pode colocar em risco a concessão do serviço

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Sem internet, alguns moradores do interior ficarão totalmente desamparados - Foto: Reprodução/ Câmara Municipal de Santa Luzia

Imagine você ter que pegar um ônibus e se deslocar por quase 200 km para conseguir resolver algum problema na sua conta de energia ou solicitar algum serviço? Esta é a situação que muitos consumidores terão que enfrentar com a decisão da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) de encerrar as atividades de 54 agências no estado.

Em Lima Duarte, na Zona da Mata, o serviço já foi fechado. Guanhães, Vargem da Palma, Carmo do Cajuru, Corinto e outros cinco municípios estão em processo de encerramento das atividades da Companhia. Outras 44 estão listadas para serem extintas.

José Márcio Damasceno, morador de Guanhães, no Vale do Rio Doce, explica que com o fim do atendimento na cidade, os consumidores terão que se deslocar para Itabira ou Governador Valadares para conseguir atendimento. “Será uma perda e um desrespeito enorme com toda a população. Além da distância, o custo para se deslocar é grande e fica impossível o acesso para quem é de baixa renda. Isso é lamentável e uma total falta de respeito com o consumidor”, se revolta o morador.

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Emerson Andrada, coordenador do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria Energética de Minas Gerais (Sindieletro MG), afirma que nos últimos anos a gestão da Cemig tem encerrado praticamente todas as agências localizadas em cidades de pequeno e médio porte. Como alternativa, além do remanejamento para cidades vizinhas, a empresa também propõe que nas cidades onde o serviço foi extinto comerciantes atuem como “representantes autorizados” da CEMIG.

Na avaliação do sindicalista, a decisão é mais uma medida para gerar lucro aos acionistas, pois barateia os custos da empresa. Na contramão, para o consumidor, além da piora no atendimento, a ausência de uma agência da Cemig também simbolizará para os consumidores uma empresa distante e sem preocupação com seus clientes.

“Quando o povo reclama do serviço mal prestado, a gestão Zema, que deteriora a empresa, aponta a privatização como solução. Enquanto a verdadeira solução é a gestão pública voltada para os interesses do consumidor e não dos acionistas”, reforça.

Cenário caótico no interior

Wanderson Magela Fernandes, morador de Ipanema, no Vale do Rio Doce, conta que muitos consumidores já enfrentam dificuldades no atendimento, pois alguns serviços da CEMIG só são ofertados via internet. “Em períodos chuvosos a situação fica desesperadora para quem produz leite, por exemplo. Os produtores não conseguem se cadastrar na internet para fazer solicitação de restabelecimento da energia, porque não conseguem acesso à internet nem ao telefone. É muito lamentável”, relata.

O morador explica que com o encerramento da agência a situação irá se agravar. Isto porque a cidade mais próxima para atendimento presencial, Caratinga, está há cerca de 80 km de distância. O transporte, que custa no mínimo R$ 80 ida e volta, é ofertado em apenas quatro horários. Além disso, os moradores de cidades vizinhas, como Conceição do Ipanema, Pocrane, Chalé e Taparuba que hoje são atendidos em Ipanema, também ficarão sem o serviço.

Trabalhadores sobrecarregados

Com o encerramento das atividades, os funcionários de outras agências e serviços, como call center, ficarão sobrecarregados. Emerson Andrada explica que há relatos de trabalhadores que atuam em municípios que não contam mais com agência, sendo abordados por moradores insatisfeitos. “Muitas vezes o eletricista vai restabelecer o serviço na região e os moradores abordam esse trabalhador para tirar dúvidas sobre outras demandas”, conta.

Além disso, o sindicalista pontua que sem oportunidade na Cemig, a expertise dos trabalhadores que atuavam nas agências é desperdiçada. “Como é um treinamento muito especializado e não tendo outras empresas a oferecer esse mesmo tipo de serviço, o trabalhador fica sem ter onde praticar esse conhecimento, tendo que se reinserir em outra atividade no mercado”, exemplifica.

Com serviço ruim concessão fica em risco

Até mesmo na região metropolitana de Belo Horizonte, o fechamento de agências gera transtornos aos consumidores. Em 2019, a Cemig encerrou as atividades da agência do bairro São Gabriel, região noroeste de BH, que funcionava há mais de 30 anos.

Como resultado, além dos moradores do território, consumidores de onze municípios da RMBH, como Taquaraçu de Minas e Jaboticatubas, que eram atendidos na agência, também foram prejudicados. O principal impacto foi a morosidade no atendimento às demandas dos consumidores, tema que motivou inclusive uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Emerson Andrada, coordenador do Sindieletro, ressalta que um dos fatores essenciais da avaliação da eficiência operacional por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é o tempo de atendimento das faltas de energia, que se negligenciadas em conjunto com outras metas, pode provocar a caducidade da concessão. “Chega a ser criminoso o que a política de Zema está fazendo, porque age contra o interesse do povo e contra o patrimônio mineiro ao tornar a Cemig incapaz de atender aquilo a que ela se destina, que é um fornecimento com qualidade, continuidade e preço justo ”, pontua.

O que diz a CEMIG?

Questionada pela reportagem sobre o motivo para o encerramento das atividades nas agências em questão, a Companhia Energética de Minas Gerais  (Cemig) não explicou a decisão para o encerramento dos serviços, mas pontou por meio de nota que “vem conduzindo em toda a sua área de concessão um projeto que visa transformar o processo de atendimento presencial aos seus clientes em diversos municípios, a partir do qual os atendimentos serão prestados em parceria com um estabelecimento comercial do munícipio, e não mais pela Agência de Atendimento”, esclarece.

Sobre as soluções ofertadas aos consumidores diante da mudança, a companhia afirma que “nenhum cliente terá que se deslocar para receber atendimento presencial. Trata-se apenas de mudança na forma de atendimento presencial” e que a Cemig continuará prestando atendimento presencial aos seus clientes “garantindo a estrutura de atendimento oferecida hoje nas Agências de Atendimento, composta por 1 (um) atendente e 1 (um) totem de autoatendimento, por meio de um parceiro devidamente treinado”, afirmam em documento. 

Já sobre a situação dos trabalhadores que atuavam nestas agências, a Cemig informou que os mesmos estão sendo remanejados.

Confira a relação de municípios que terão suas agências fechadas:

Abaeté

Aimorés

Andradas

Arcos

Bambuí

Barão de Cocais

Brasília de Minas

Brumadinho

Campanha

Campos Gerais

Carmo do Cajuru

Carmo do Paranaíba

Cláudio

Conselheiro Pena

Coração de Jesus

Corinto

Coromandel

Elói Mendes

Esmeralda

Espinosa

Guanhães

Inhapim

Ipanema

Itamarandiba

Iturama

Jaboticatuba

Jacutinga

Jaíba

Juatuba

Lambari

Lima Duarte

Mantena

Mateus Leme

Monte Sião

Mutum

Nanuque

Nepomuceno

Oliveira

Ouro Fino

Paraisópolis

Pitangui

Porteirinha

Prata

Rio Pardo de Minas

Sacramento

Santa Bárbara

Santo Antônio do Monte

São Gonçalo do Sapucaí

São Gotardo

Sarzedo

Taiobeiras

Três Marias

Tupaciguara

Vargem da Palma

Edição: Elis Almeida