Já está na hora de aquecer o termômetro da ansiedade! Falta pouco para começar a maior disputa do futebol feminino: a Copa do Mundo 2023. Direto da Austrália e Nova Zelândia, o torneio vai acontecer entre os dias 20 de julho e 20 de agosto, e o Brasil terá à frente a técnica sueca Pia Sundhage.
Nessa terça-feira, 27, a técnica da Seleção Brasileira anunciou a convocação oficial e alguns nomes já eram esperados pela torcida verde e amarela. Confira a lista das 23 escolhidas:
Goleiras: Letícia Izidoro (Corinthians), Bárbara (Flamengo) e Camila (Santos);
Defensoras: Antônia (Levante), Bruninha (Gotham FC), Kathellen (Real Madrid), Lauren (Madrid CFF), Mônica Hickman (Madrid CFF), Rafaelle (Arsenal) e Tamires (Corinthians);
Meio-campistas: Duda Sampaio (Corinthians), Kerolin (North Carolina Courage), Luana (Corinthians), Adriana (Orlando Pride), Ana Vitória (Benfica) e Ary Borges (Racing Louisville);
Atacantes: Andressa Alves (Roma), Geyse (Barcelona), Nycole (Benfica), Bia Zaneratto (Palmeiras), Debinha (Kansas City Current), Gabi Nunes (Madri CFF) e Marta (Orlando Pride).
As suplentes são: Tainara (Bayern de Munique), Aline Gomes (Ferroviária) e Angelina (OL Reign).
O grupo que vai disputar a Copa terá sua primeira parada em Brasília, local do amistoso onde a seleção brasileira enfrentará o Chile, dia 02 de julho. Já no dia seguinte o destino será a Austrália, a base de treinos é em Brisbane.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
Mais equipes, mais desafios!
Desta vez o formato da Copa vem com novidades, o Mundial vai contar com 32 seleções, antes eram 24 equipes brigando pela taça mais desejada do Planeta. A estreia do Brasil na Copa será em 24 de julho contra o Panamá, seguindo a dinâmica do Grupo F que tem, ainda, França e Jamaica.
Durante a fase de grupos, o Brasil enfrenta o Panamá no dia 24 de julho às 8h, já no dia 29, às 7h, o embate será com a França e no dia 02 de agosto será a vez da Jamaica, também às 7h (todos os horários são de Brasília).
Ainda que o Brasil tenha o histórico selo de “país do futebol”, cada competição tem características únicas, dificuldades específicas e por ser um esporte coletivo, depende de vários aspectos. Em coletiva nesta semana, a técnica Pia Sundhage disse apostar no seleto grupo escolhido e pensado criteriosamente.
São muitas jogadoras novas que se misturam às mais experientes, e essa relação de trajetórias diferentes é um ponto positivo para começar a Copa do Mundo.
Confira os grupos da Copa do Mundo Feminina:
Grupo A: Suíça; Filipinas; Noruega; Nova Zelândia;
Grupo B: Austrália; Canadá; Irlanda; Nigéria;
Grupo C: Croácia; Espanha; Japão; Zâmbia;
Grupo D: China; Dinamarca; Haiti; Inglaterra;
Grupo E: Estados Unidos; Holanda; Portugal; Vietnã;
Grupo F: Brasil; França; Jamaica; Panamá;
Grupo G: África do Sul; Argentina; Itália; Suécia;
Grupo H: Alemanha; Colômbia; Coreia do Sul; Marrocos;
Agora resta aos brasileiros e brasileiras uma torcida única pela seleção verde e amarela. É hora de separar aquela camisa que está guardada e torcer muito pelo Brasil na Copa do Mundo Feminina 2023!
Quem sabe a primeira taça nesta modalidade não vem por aí?!
Edição: Rafaella Dotta e Wallace Oliveira