Militante histórico do Partido dos Trabalhadores e ex-prefeito de Ipatinga (MG) Francisco Carlos Delfino, conhecido como Chico Ferramenta, faleceu na tarde desta terça-feira (4). Aos 64 anos de idade, ele estava internado para tratar de problemas respiratórios e renais.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
Além de estar à frente, por três mandatos, do Executivo do município mineiro, localizado na região do Vale do Aço, o político também foi deputado estadual e federal pelo estado. Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Chico foi líder da bancada do PT e, em 1987, foi eleito deputado constituinte pelo partido.
Liderança sindical reconhecida nacionalmente, ele também esteve à frente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de sua região. Amigo de longa data de Lula (PT), mesmo debilitado, no ano passado, Chico subiu em um palanque ao lado do presidente, quando o petista passou por Ipatinga no período de campanha eleitoral.
“O Chico Ferramenta é exemplo de que a gente pode tudo quando quer, quando tem força de vontade e uma causa nobre”, disse Lula na ocasião.
Nas redes sociais, políticos e lideranças sindicais de Minas Gerais lamentaram a morte. O deputado federal Rogério Correia (PT) destacou a importância dos mandatos exercidos por Chico Ferramenta. “A luta popular perde um excelente combatente”, disse o parlamentar.
Edição: Larissa Costa