Com o tema “Vida em primeiro lugar”, acontece neste sábado (5), a partir das 14h, o seminário de preparação para o 29º Grito dos Excluídos de Belo Horizonte. A atividade será no salão da Igreja Nossa Senhora da Conceição dos Pobres, no bairro Lagoinha.
Tradicionalmente, o Grito dos Excluídos acontece no dia 7 de setembro, data em que é comemorada a independência do Brasil. O objetivo da manifestação popular, que toma as ruas de diversas cidades do país, é denunciar as contradições vivenciadas pela população brasileira, em especial a mais vulnerável social e economicamente.
Para este ano, o lema que norteia a marcha e seu processo de construção é “você tem fome e sede de quê?”. Em Minas Gerais, a 29ª edição do ato também tem o objetivo de denunciar medidas tomadas pelo governo estadual, sob comando de Romeu Zema (Novo).
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
Na avaliação dos movimentos sociais e populares, sindicatos, partidos políticos e mandatos parlamentares que constroem o Grito dos Excluídos, o governador aplica uma política econômica no estado que intensifica as desigualdades.
Entre as ações de Zema mais criticadas, estão a precarização dos serviços públicos, como a saúde e a educação, e as sucessivas tentativas de entregar as empresas estatais, em especial a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), para a iniciativa privada.
Para cumprir com esses objetivos, o seminário de preparação tem em sua programação, que vai até às 17h, debates sobre temas como a realidade brasileira, as desigualdades e as lutas por direitos.
Confira a programação completa:
13h30 - Início do credenciamento
14h - Abertura: acolhida e apresentação da proposta do seminário
14h10 - Mística inicial
14h30 - Momento de reflexão com os expositores:
Tema central: Você tem fome de quê?
Eixo 1 - Análise da realidade brasileira à luz do tema do Grito 2023, com Sônia Mara Maranho,
da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)
Eixo 2 - Desigualdades e lutas por direitos, com Neila Batista, superintendente do Incra em Minas
Eixo 3 - Vida em primeiro lugar e a opção preferencial pelos pobres, com Padre Manoel de Godoy
15h40 - Dinâmica em pequenos grupos
16h10 - Apresentação e partilha dos grupos
16h40 - Considerações finais e chamada para a participação nas atividades do grito
16h50 - Encerramento e lanche compartilhado entre os presentes
Para participar do encontro, basta se inscrever aqui.
Para saber mais, acompanhe a página do Grito dos Excluídos BH no Instagram.
Edição: Larissa Costa