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Obras de drenagem evitam tragédias, como a que tirou a vida de Caio em dia de chuva forte em BH

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Em Belo Horizonte, as enchentes em época de chuva se tornaram rotina - Foto: Paulo Pinto/ Fotos públicas
São cerca de 700 quilômetros de córregos e ribeirões, boa parte canalizados, que cortam BH

Os alagamentos e suas consequentes tragédias estão entre os principais temores da população de Belo Horizonte. A cidade tem cerca de 60 focos de inundações que se repetem a cada período chuvoso. Um desses pontos é a Vilarinho, em Venda Nova, que precisa de intervenções urgentes para evitar que vidas não continuem sendo levadas pelas enxurradas.

E não é só a Vilarinho que se transforma em armadilha em dias de chuva forte. A Teresa Cristina, Bernardo Vasconcelos e Sebastião de Brito, avenidas localizadas em diferentes regiões de BH, são outras áreas de risco para quem precisa passar por esses movimentados corredores. Foi próximo à Sebastião de Brito, no bairro Dona Clara, região da Pampulha, que o garoto Caio Santana Frois, de apenas 13 anos, teve a vida abruptamente interrompida em 4 de janeiro de 2021.

Ele voltava de bicicleta para casa quando foi levado pela enxurrada, após ser surpreendido pelo temporal. Uma história de dor para os familiares do adolescente, para a comunidade onde ele morava e para todos nós. Caio Santana Frois terá o nome eternizado em uma rua do bairro Santa Rosa, homenagem que prestamos ao garoto e sua família em projeto de lei que aprovamos na Câmara Municipal.

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A homenagem a uma das inúmeras vítimas dos alagamentos na cidade é o pano de fundo para denunciarmos esse grave problema que aflige Belo Horizonte. Há anos, moradores relatam as inundações na região do Jaraguá, incluindo a avenida Sebastião de Brito. Caio não conseguiu chegar em casa devido ao descaso público. A comunidade continua sonhando com as obras de drenagem para evitar que novas tragédias ocorram, especialmente envolvendo crianças.

Medida concreta

Nesse contexto, precisamos buscar o entendimento para a aprovação em segundo turno do Projeto de Lei (PL) 441/2022, de autoria do Executivo, que autoriza a prefeitura a contratar operações de crédito de até US$ 160 milhões para obras contra inundações e melhorias na Vilarinho, em Venda Nova, e na bacia do Ribeirão Isidoro, na região Norte. Foi na Vilarinho que outra criança, uma menina de 10 anos, e a mãe dela, de 45, perderam a vida após o carro em que elas estavam ter sido arrastado pela enxurrada, tragédia que também ficou marcada na nossa memória.

A aprovação do PL 441, em primeiro turno, se deu em março, por unanimidade, e temos que dar andamento devido à importância da matéria para a cidade. Serão cerca de R$ 900 milhões de empréstimo junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), com garantia da União, recurso que também será destinado a obras de urbanização de áreas de risco, como a ocupação Izidora, em Venda Nova.

A frequência das tragédias escancara a necessidade das obras para evitar as enchentes. É consenso entre especialistas que a solução do problema passa por melhorias na infraestrutura urbana. E na cidade como um todo, uma vez que as inundações estão relacionadas à grande quantidade de cursos d’água que cortam BH. São cerca de 700 quilômetros de córregos e ribeirões, boa parte canalizados, em canais fechados ou abertos.

Outra parte corre em leito aberto na malha urbana. Defensor das obras de drenagem, nosso mandato tem conseguido concretizá-las na região de Venda Nova. No bairro Lagoa, garantimos junto à prefeitura que intervenções aguardadas há 14 anos saíssem do papel. As obras estão em andamento na rua Expedito Flaviano da Costa para acabar com alagamentos frequentes no posto de saúde e no Cras. O investimento é de R$ 2 milhões do Orçamento Participativo.

Outro local em obras que conquistamos é o trecho do córrego do Capão no bairro Céu Azul. Além da limpeza, o córrego está sendo desassoreado e é feita a contenção de encostas para eliminar os alagamentos que colocam os moradores em risco. Por incrível que pareça, há moradores que estão há quase dois anos sem tirar o carro da garagem por conta da falta de infraestrutura às margens do Capão. Agora, eles voltarão a ter o direito de ir e vir.

 

 

Wagner Ferreira é servidor público, diretor do Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais (Sinjus-MG) e vereador de Belo Horizonte.

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Leia outros artigos de Wagner Ferreira em sua coluna para o Brasil de Fato MG

 

Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal.

Edição: Larissa Costa