Minas Gerais

FORMAÇÃO

Cresan da Lagoinha abre novos cursos de culinária em Belo Horizonte

Estão abertas matrículas para panificação, confeitaria e comida mineira. Leia os depoimentos de cursistas

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Imagem de um dos cursos de culinária do Cresan da Lagoinha - Foto: Rafaella Dotta / Brasil de Fato MG

A população belo-horizontina conta com mais três oportunidades de formação na área gastronômica. Realizado no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Mercado da Lagoinha (Cresan Mercado da Lagoinha), o programa Trilhas da Gastronomia está com inscrições abertas de 21 de agosto a 4 de setembro.

Os novos cursos são Bombons, Trufas e Bolos no Pote (dentro da Trilha da Confeitaria), Aperfeiçoamento e Panificação Artesanal (Trilha da Panificação) e Comida de Boteco (Trilha da Comida Mineira e Belo-horizontina). Todos com início em 18 de setembro. Cada trilha contém diversos módulos e visam à profissionalização completa do participante.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Veja detalhes dos cursos e inscrição no fim da matéria.

O que dizem os cursistas

O Brasil de Fato MG esteve em uma aula da Trilha de Panificação, no curso ministrado pelo professor Sérgio Jado. Além de aprender as receitas, os cursistas aprendem diversas técnicas do preparo de pães, como a correta fermentação. Os pães feitos pelos participantes são assados e servidos no café da tarde.

O cursista Humberto Belillo, do bairro Aparecida, está em seu quarto curso dentro da Trilha da Panificação. Ele cozinha desde sempre e percebe a diferença nos pratos que prepara depois do curso.

“A coisa fica ainda melhor quando se faz com técnica. Eu cozinhava no olhômetro e aqui aprendi a disciplina de fazer pesagem, manuseio. Para fazer um pão doce de trança, por exemplo, tem que ter um carinho”, brinca.

Humberto quer terminar todos os cursos da Trilha de Panificação, assim como a sua colega Irene Brito. Ela começou no curso de massas frescas e pulou para a Trilha da Panificação, por achar que fazer pão “é uma arte”. Seu foco é se aprofundar na panificação de fermentação natural.

“Esse curso te dá várias possibilidades. Te atende para se tornar empreendedor, para uma retomada profissional e também para fazer boas receitas para sua família. Eu tenho a pretensão de atuar na área comercial”, comenta. “Mas acima de tudo esse curso é uma grande festa. Eu falo para todo mundo: o Cresan é viciante”, elogia.

Maria Aparecida Gonçalves, que também participa do Trilhas da Panificação, mora no bairro Milanez, em Contagem, e faz um verdadeiro esforço para estar presente. Aparecida passou dez anos em tratamento de câncer e tem o curso de culinária, e o Cresan, como um dos auxílios emocionais na sua retomada.

“Eu saio 5h30 de casa, pego dois ônibus e da aula eu corro para cá. Chego em casa às 19h”, conta. “Aqui nós somos uma família, a convivência é ótima, tem me ajudado muito”.

Mais detalhes

Trilha da Confeitaria: Curso Bombons, Trufas e Bolos no Pote

Realizado pela manhã, de 8h às 12h, com oito encontros. Início em 18 de setembro.

Trilha da Panificação: Curso Aperfeiçoamento e Panificação Artesanal

Realizado pela tarde, de 13h às 17h, com quinze encontros. Início em 18 de setembro.

Trilha da Comida Mineira e Belo-horizontina: Curso Comida de Boteco

Realizado pela tarde, de 13h às 17h, com treze encontros. Início em 18 de setembro.

Para realizar a inscrição, acesse o site da Prefeitura de Belo Horizonte ou clique aqui.

 

Edição: Larissa Costa