Para celebrar o marco dos 10 anos em terras mineiras, o Brasil de Fato MG realiza sua festa de aniversário no próximo sábado (26), a partir das 16h, no Mercado da Lagoinha, em Belo Horizonte.
A celebração promete reunir todos aqueles que fizeram e fazem parte da história do jornal em Minas Gerais, sejam leitores, colaboradores, distribuidores, colunistas e outros parceiros.
Gratuita e aberta ao público, a programação da festa conta com três atrações culturais e brinquedos para as crianças. A partir das 17h, o grupo percussivo Baque de Mina, composto exclusivamente por mulheres que tocam Maracatu de Baque Virado, começa a se apresentar.
Logo em seguida, às 18h30, é a vez da banda Habana Vieja subir ao palco. Passando pela salsa, bolero e guajira, o grupo traz a música tradicional cubana, ao reviver canções de sucesso das bandas Buena Vista Social Club, Compay Segundo, Oscar D'Leon, e outras.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
A partir das 20h, o público se diverte com a discotecagem do NaGira Discos, projeto de Filipe Batista, que reúne uma seleção de vinis brasileiros, com destaque para as músicas da década de 1970.
Durante toda a festa, haverá venda de comidas e bebidas, a preço justo, organizadas pelos movimentos populares, como o Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
A editora do Brasil de Fato MG Larissa Costa destaca que são muitos os motivos para celebrar a existência do jornal.
“O principal é que é um feito quase inédito uma mídia popular comemorar tantos anos de história em Minas Gerais. Nós sabemos que o contexto atual, que vem se prolongando há muito anos, em todo o país, é de concentração dos meios de comunicação nas mãos de poucas famílias”, enfatiza.
Larissa explica que, em contraponto aos pequenos grupos que dominam a mídia comercial, o Brasil de Fato MG é uma construção coletiva e de viés popular.
“Nós somos fruto da relação com os movimentos populares, sindicais e diversas organizações da sociedade civil. Para nós, a sustentação dessa proposta, que é diferenciada e busca abordar os fatos a partir da perspectiva popular, é um grande motivo de comemorar”, complementa.
O Brasil de Fato MG
Fundado em agosto de 2013, com objetivo de contribuir para a construção de uma visão popular das notícias do estado, do país e até mesmo do mundo, o Brasil de Fato MG já produziu mais de 430 edições semanais impressas, que são distribuídas gratuitamente em 300 pontos de Minas Gerais.
Em uma década de existência, mais de 12 milhões de exemplares do jornal já chegaram às casas das famílias mineiras. Com linha editorial de caráter popular e com o compromisso de contribuir com o debate de ideias, o Brasil de Fato MG aborda temas como política, economia, cultura, mobilizações, direitos sociais, educação, saúde, política urbana, mineração, desenvolvimento e muitos outros.
Desde o ano passado, o sistema Brasil de Fato MG também produz semanalmente reportagens em vídeo, em parceria com a TV dos Trabalhadores (TVT) e com os movimentos populares. As reportagens estão no canal no YouTube do Brasil de Fato MG, neste link.
Outro diferencial são os programas em áudio, transmitidos de terça-feira a sexta-feira, às 12h, na rádio Autêntica FM (106,7), a tradicional Rádio Favela. As produções também podem ser ouvidas em oito plataformas de podcast, como Spotify.
Além disso, o Brasil de Fato MG está presente nas redes sociais, como Instagram e Facebook e no WhatsApp.
Serviço
O que: festa de 10 anos do Brasil de Fato MG
Quando: 26 de agosto, às 16h
Onde: Cresan Mercado da Lagoinha, na Avenida Presidente Antônio Carlos, 821 - Lagoinha, Belo Horizonte
Entrada grautuita
Edição: Larissa Costa