Os primatas na maioria das vezes não apresentam garras ou cascos, e sim unhas achatadas
Meu amigo André está com uma manchinha branca em uma das unhas e me perguntou se sabia qual poderia ser a causa. Trata-se da leuconíquia, que ocorre por diversos fatores. Surge de uma pequena lesão na matriz da unha, a parte onde o órgão se origina.
Pancadas, pressão excessiva, desequilíbrios hormonais e imunológicos e até infecções por fungos e bactérias podem ser a causa. A queratina, proteína que forma a unha, acaba depositada de forma errada, o que gera a mancha. Por não trazer risco ou incômodo, na maioria das vezes não deve gerar preocupação. Ela desaparecerá conforme a unha crescer.
Aproveitando a deixa. Você já parou para pensar porque temos unhas? A maioria dos animais que têm dedos apresentam no final deles garras. É o caso dos répteis e aves. As garras são usadas para ataque e defesa, por causarem cortes muitas vezes mortais.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
Ao olhar para as patas dos mamíferos, percebemos que alguns apresentam as garras modificadas em cascos. São os ungulados, como o boi, cavalo, cabra e o porco. Trata-se de uma modificação útil para quadrúpedes herbívoros, que percorrem grandes distâncias.
Já os primatas na maioria das vezes não apresentam garras ou cascos, e sim unhas achatadas como as nossas. Evolutivamente, é uma alteração surgida a partir de um ancestral que possuía garras.
Unhas pontudas atrapalham a realização de duas ações fundamentais para os primatas: prender-se em galhos e manusear objetos. Provavelmente aí está a causa para que a evolução tenha nos tirado as garras. Quem já precisou digitar em um celular com aquelas unhas postiças bem longas sabe do que estou falando.
Mas, e a unha achatada? Para que ela serve? Ela pode ser usada para pegar pequenos objetos. Por exemplo, é bem útil para retirar carrapatos ou espinhos do pé. Também pode servir como proteção para as pontas dos dedos.
Porém, ao que tudo indica, a principal causa de termos unhas achatadas nas pontas dos dedos é que elas aumentam a precisão quando manipulamos objetos. A parte de onde tiramos a impressão digital é chamada almofada do dedo. Quando pegamos algo com ela, cria-se uma pressão na parte interna da unha. Isso aumenta o tato e amplia a nossa capacidade de realizar manuseios finos. O que é algo super importante para animais que usam ferramentas.
Ou seja, quando realizamos tarefas refinadas como escrever, tocar um instrumento, pintar ou digitar, devemos muito às nossas unhas!
Um abraço (especial para o André desta vez) e até a próxima!
Renan Santos é professor de biologia da rede estadual de ensino de Minas Gerais.
--
Leia outros artigos de Renan Santos em sua coluna no jornal Brasil de Fato MG
Edição: Larissa Costa