Minas Gerais

Coluna

Homens têm período fértil?

Imagem de perfil do Colunistaesd
Imagem ilustrativa - Foto: Freepik
Fertilidade masculina é praticamente constante ao longo dos dias e decai gradativamente com a idade

A dúvida de hoje veio do amigo Rafael. Ele me contou que observa que há dias em que ele pensa mais em sexo. Daí, imaginou se isso não tem a ver com algum tipo de período fértil presente no sexo masculino.

Para a biologia, em geral, macho é o indivíduo que produz gametas (células reprodutivas) em grande número e tamanho reduzido. Já fêmea é a que produz gametas maiores em número reduzido. Comumente, o gameta feminino é fixo e o masculino se move ao seu encontro.

Porém, essa categorização não serve a todos os seres. Há espécies em que isso é mais difícil de diferenciar. E há aquelas em que o mesmo indivíduo produz os dois tipos de gametas, os hermafroditas.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

No nosso caso, os homens começam a produzir espermatozoides (nossos gametas masculinos) a partir da puberdade e isso é um processo que dura o resto da vida. Todo dia um homem saudável produz milhões de espermatozoides. E não há um tipo específico de ciclo envolvido nisso.

Então, Rafa, sua vontade maior de fazer sexo em alguns dias não se deve a um período fértil masculino, e sim a fatores sociais e psicológicos. A fertilidade masculina é praticamente constante ao longo dos dias e decai gradativamente com a idade, sem nunca cessar.

Já a feminina é diferente. Obedece a um ciclo. No caso humano, temos o ciclo menstrual, típico de primatas. Como padrão, um ciclo menstrual determina a produção e liberação de um gameta feminino, chamado ovócito (ou óvulo, na linguagem popular), a cada 28 dias. A liberação do ovócito no interior do corpo da mulher ocorre próximo ao 14º dia do ciclo, que se inicia com a menstruação. Portanto, o período fértil da mulher é entre o 11º e o 17º dia do ciclo menstrual. A menstruação é a perda da parede interna do útero quando uma gestação não acontece.

A fertilidade feminina também se inicia na puberdade e dura até a menopausa, entre os 45 e 55 anos. É comum que a vontade de transar da mulher varie ao longo do seu ciclo, e isso é determinado por hormônios. Mas também está sujeito a variações sociais e psicológicas. Não sendo, portanto, uma regra.

Para terminar: sabia que as fêmeas de vários animais possuem um ciclo diferente do nosso? Trata-se do ciclo estral. É o que vemos em cadelas, vacas, gatas e éguas, por exemplo. O estro, ou cio, é o período fértil da fêmea. É quando ela ovula. É precedido por um sangramento decorrente do aumento dos níveis de estrogênio. Nessas espécies não há menstruação.

Um abraço (especial para o Rafa desta vez) e até a próxima!

 

Renan Santos é professor de biologia da rede estadual de ensino de Minas Gerais.

--

Leia outros artigos de Renan Santos em sua coluna no jornal Brasil de Fato MG

Edição: Larissa Costa