O Festival de Arte Negra (FAN) começa nesta segunda-feira (23), em Belo Horizonte, e vai até o próximo domingo (29). A abertura oficial da 12ª edição do evento será às 20h, no Parque Municipal, que fica no Centro da capital mineira, e conta com uma apresentação do cantor Chico César.
Além do artista paraibano, o FAN tem outras mais de 100 atrações confirmadas. Toda a programação é gratuita e, neste ano, tem como tema “A tríade temporal: um entrelaçar de passado, presente e futuro”, com objetivo de refletir sobre a ancestralidade negra.
Durante a semana, todos os dias, a partir das 7h, a população poderá visitar a exposição Adinkras, organizada pelo Instituto de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro). No início da noite de terça-feira (24), a partir das 19h30, acontece um bate-papo aberto ao público com a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
O tema da conversa, que será no Teatro Francisco Nunes, dentro do Parque Municipal, é "Futuros desejáveis, caminhos possíveis: reflexões sobre cultura preta, tecnologias ancestrais, cidadania e reparação histórica".
O evento também conta com uma programação voltada para o público infantil. Na quarta-feira (25), por exemplo, das 10h às 11h30 e das 14h às 15h30, acontece o Fanzinho, que conta com apresentações teatrais, oficinas e sessões de cinema sobre a negritude.
O festival também reúne, até o domingo, uma série de exposições, performances, exibição de filmes, ocupações visuais, residências artísticas, rodas de conversa, apresentações de dança e música, entre outros.
Para conferir a programação completa, clique aqui.
Edição: Larissa Costa