A Catedral Cristo Rei, em Belo Horizonte, inaugura neste sábado (2), a partir das 17h, a exposição “Presépios de todo o mundo”. Para entrar no clima de natal, a mostra traz representações da cena do nascimento de Cristo de diversas regiões do Brasil e do mundo.
Do dia 3 de dezembro até 28 de janeiro de 2024, a exposição pode receber visitas durante os fins de semana e é aberta a todos os públicos, sem necessidade de agendamento.
A curadoria, feita pelo Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte, realiza um passeio por 100 presépios. As montagens, confeccionadas por artesãos, utilizam materiais como barro, argila, madeira, tecido, resina, arames e biscuits.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::.
Ao trazer representações do mundo inteiro, a exposição preserva as características dos países onde essas construções foram criadas. Portanto, várias nações terão seus presépios à mostra, como China, Espanha, Itália, França, Peru, Chile, Bolívia, além das especificidades das diversas regiões brasileiras.
O acervo do padre jesuíta José Fernandes foi o que possibilitou a realização da exposição. Ele tem cerca de 600 presépios, que foram doados ao Memorial da Arquidiocese e ao Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de BH para que a coleção pudesse ser compartilhada.
Serviço:
Exposição: “Presépios de todo o mundo”
Inauguração: 2 de dezembro de 2023, às 17h.
Data: 3 de dezembro de 2023 a 28 de janeiro de 2024
Local: Catedral Cristo Rei, na Rua Campo Verde, 165, Bairro Juliana
Visitação: Aos fins de semana (sábados e domingos), sem necessidade de agendamento
Edição: Larissa Costa