Neste domingo (3), acontece, no Viaduto Santa Tereza, em Belo Horizonte, a final do Duelo Nacional de MCs. Ao todo, são 32 improvisadores, de 27 estados brasileiros, que disputam o título de campeão, e um prêmio de R$ 30 mil.
Pela primeira vez na história, o torneio também premia, em dinheiro, os vice-campeões, o terceiro e o quarto lugar. O evento começa às 13h e será transmitido, no YouTube, para quem quiser assistir de casa. A transmissão acontece aqui.
Antes de chegar à final, os MCs passaram por um processo seletivo, que envolveu a realização de duelos em cada um dos estados que serão representados neste domingo. A final estadual mineira também aconteceu em Belo Horizonte, em agosto.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
Símbolo de resistência e ocupação do espaço público belo-horizontino, o Duelo de MCs acontece na cidade desde 2007. Antes de se concentrar no viaduto, as disputas eram realizadas na Praça da Estação, onde hoje funciona o Centro de Referência das Juventudes (CRJ).
Políticas públicas
Em Belo Horizonte, o Projeto de Lei (PL) 564/2023, que aguarda sanção do Prefeito Fuad Noman (PSD), pretende instituir o Programa Municipal de Incentivo às Batalhas de Rimas, aos Saraus e aos Slams. Um dos seus objetivos é incluir a cultura Hip Hop nas políticas públicas, reconhecendo seus agentes de formação cultural.
O programa também visa adicionar os eventos culturais relacionados ao tema no Calendário Oficial de Eventos do Município (Cofem), para que agentes privados e outras instituições possam apoiar na realização. O PL foi proposto pelas bancadas do PSOL e do PT na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH).
Edição: Larissa Costa